segunda-feira, 6 de julho de 2015

BIPOLAR?

Em menos de uma semana, o ex-presidente Lula partiu do ataque explícito à presidente Dilma, sua cria, para a defesa da presidente e do PT, que ele também havia condenado. Não sou menino e vejo nisso uma clara intenção de confundir a opinião pública (digo a opinião pública do nível dele) para criar uma situação na qual apareça de salvador da pátria. Hum...
Sabe qual é a maior transa do mundo? A Transamazônica. (piada corriqueira na década de 1970)

Por que a Amazônia segue ao Deus dará?
Vi, e vejo sempre, reportagem na TV mostrando que os milhares de quilômetros da rodovia Transamazônica, cuja construção foi estandarte da propaganda da ditadura militar no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, seguem abandonados, no barro, com atoleiros, enfim, praticamente inúteis para os propósitos com os quais foi anunciada pelo militares.
Um redundante fracasso, mas que consumiu milhões de dólares, que o diria, se vivo fosse, o ministro responsável pela área na época, Mário Andreazza.
Mas esta situaão é apenas um ícone do que significa a Amazônia para governos brasileiros que vêm de muitas décadas: abandono  total da região Norte, falta de fiscalização e de incentivos, ou seja, tudo formando um prato prontinho e delicioso para os que estão nos invadindo, ali, ano após ano. Até quando?

A grande desordem urbana (I)
Em Recife, Salvador, Natal ou São Paulo. Tanto faz. A realidade cruel é que, anos após ano, década após década, milhões de pessoas continuam sofrendo com as chuvas, que são esperadas e previsíveis, tudo por falta de saneamento básico e de obras para escoamento das águas.

A grande desordem urbana (II)
A real é que conter inundações, doenças etc., por causa de condições climáticas conhecidas há milênios, é simples.
Bastaria que, por exemplo, as dezenas de bilhões de reais dedicados a estádios para a suspeita Copa do Mundo, fossem aplicados em saneamento e obras SÉRIAS de escoamento das águas pluviais. Mas...

A grande desordem urbana (III)
Aliás, em termos de saneamento urbano, o Brasil continua sendo uma vergonha perante o mundo.
Praticamente 50% da população ainda não têm esgotos tratados.
Fosse na Índia, Bangladesh ou Haiti, com todo respeito pelas populações desses países, seria compreensível.
Mas, aqui, onde se esbanjam bilhões em corrupção e gastos públicos, é uma tremenda vergonha.

Um vício intratável?
Falo dos coleguinhas jornalistas de todo o País. Pegaram uma mania, um vício, de relatar a morte de alguém com a frase "não resistiu aos ferimentos", que chega a dar dó.
Ora, por que não dizem simplesmente que o Fulano morreu?
O pior é que há alguns,não satisfeitos com esse hábito terrivel, ainda "completam" dizendo que o cidadão "não resistiu aos ferimentos e morreu". Ora, apontem-me alguém que não resistiu aos ferimentos e ficou vivo, que celebrarei imortalidade da espécie humana. Êita

Nenhum comentário: