sábado, 18 de julho de 2015

Lagoa Grande

A obra segue rápido apesar da chuva. Caminhões e tratores trabalham inclusive aos domingos. A velha casa da bomba que já serviu para abastecer Feira está visível.  Vamos ficar de olho. É mérito do deputado Zé Neto, reconheço.

Neojiba
O governo do estado, de Rui Costa, está de parabéns pelo início das atividades de musicalizacão da Orquestra e Coral Neojiba de Feira de Santana, para 80 crianças de 8 a 9 anos, escolhidas com apoio da Base Comunitária de Segurança do George Américo. 

Festival de Sanfoneiros
Inaceitável que o Festival de Sanfoneiros, criado por Selma Soares, com a dimensão que adquiriu, venha a ser interrompido conjuntamente com a Caminhada do Folclore.
Duas manifestações que já estão incorporadas ao imaginário e calendário cultural feirenses foram suspensas pela reitoria da UEFS, por falta de verba. É preciso que o reitor busque interlocução com o governo e, especialmente, com o secretário de Cultura do estado, para que ele reveja esta ação e o cancelamento seja revertido.

Tragédia grega
Os capitalistas europeus queriam ganhar dinheiro. Liderados pela Alemanha, emprestaram à Grécia cobrando juros e vendendo suas mercadorias; os gregos se esbaldaram no dinheiro fácil, aposentaram-se aos 55 anos, achando que a fonte era divina e o saldo nunca teria de ser pago. Não observaram que o dinheiro era um presente de grego. Todos sabiam que o Armagedon iria chegar, mas continuaram a aproveitar o bem-bom sem consultar o Oráculo sobre o futuro. A verdade é que os gregos são culpados, mas a Europa também. Agora, os gregos querem dar calote, o que é desonestidade; e os europeus chantageiam um país de seu próprio grupo, depois de explorá-lo, o que é absurdamente vergonhoso. É nisso que dá quando se junta a fome com a vontade de comer: uma situação em que todas as opções são péssimas.

Sinalização
Impressionante como algo tão simples facilita a vida do cidadão e, certamente, a dos carteiros. Feira ainda carece de um gigante avanço na sinalização de suas ruas, até mesmo no Centro, onde muitas placas não existem ou estão completamente deterioradas. É preciso melhorar.

Crises e gopes
Não há golpes contra o governo. A utilização deste termo tende a soar como uma tentativa de intimidar as instituições legais como PF, MP, TCU, CGU, para que não cumpram seu papel constitucional. Evidente que a oposição faz política - e, é um direito dela -, mas o que coloca Dilma em situação difícil é o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e as doações irregulares para sua campanha, chegando inclusive a Palloci, um de seus coordenadores de campanha. O golpe já foi dado. Nas nossas contas.

Economia
Demissões, fábricas de automóveis fechadas, retração no varejo, venda de menos caminhões, cerveja, smartphones e consumo de energia no patamar de 10 anos atrás.  Os sinais já são visíveis aos quatro ventos e o desemprego já faz suas vítimas, mostrando que a economia vive um fracasso monumental. O momento é grave, dramático, com tendência a piorar se a bolha nas bolsas da China for ampliada. Precisamos de um presidente forte, capaz de liderar o Congresso, inspirar a nação, conquistar investidores, e, Dilma, decididamente, não tem este perfil, nem condições intelectuais e políticas de assumir esta liderança. 

Sem medo de ter vergonha
Da política brasileira, sabemos, nenhum limite podemos esperar, mas até mesmo em nossos padrões andamos extrapolando. Não bastasse reelegermos um político que renunciou para não ser cassado, temos um presidente do Senado denunciado. A Justiça Federal de Brasília  aceitou  denúncia feita pelo Ministério Público Federal contra Renan Calheiros. Cai o pano.

Dois pesos

Embora de um lado a Justiça avance, do outro é a velha Justiça de sempre. O não julgamento de Eduardo Azeredo(PSDB), o inventor do mensalão mineiro é uma vergonha. No Congresso do PT, saúdam Vaccari; no do PSDB, Azeredo foi pro palanque. Quanto mais se fingem de diferentes, mais ficam parecidos.

Nenhum comentário: