sexta-feira, 17 de julho de 2015

Feirense irá receber 2ª medalha de ouro em olimpíada de matemática

 
No domingo (19), Janaína Santana Santos, de 17 anos, estudante do último ano do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro vai receber uma das 100 medalhas de ouro distribuídas para alunos do ensino médio de todo o país. A premiação, que vai acontecer no Rio de Janeiro e deverá contar com a participação da residente /dilkma Rousseff, é para os jovens que se destacaram na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), em 2014. Ao todo, foram 356.065 concorrentes.

A conquista não é novidade para a jovem. Em 2013, ela já tinha recebido a premiação máxima da competição, por ter sido destaque das provas em 2012, quando ainda na 8ª série já aparecia entre os 200 melhores participantes das Olimpíadas.

A estudante contou que alcançou destaque nas provas por ter amor pela matemática. "Eu sempre gostei muito de estudar, até porque meus pais não tiveram muita oportunidade e me proporcionaram isso. Sempre tive prazer em fazer tarefas, sempre tive prazer em resolver cálculos. Algumas pessoas têm talento para cantar, outros para pintar. Eu tenho para os números, para os cálculos", revela.

Premiada com medalha de ouro também em 2013, referente às provas de 2012, Janaína revela novas expectativas em relação à viagem para o Rio de Janeiro. "Da primeira, foi ótimo. Tinha saído pela primeira vez do estado e tinha sido a minha primeira viagem de avião. Entretanto, estava num período de protestos relacionados à Copa e a premiação acabou ocorrendo no hotel. Este ano, a premiação será no Theatro Municipal, que é meu sonho conhecer", revela. 


Segundo a assessoria da 10ª Obmep, a Bahia teve 13 medalhistas de ouro: cinco no nível 1 (sexto e sétimo ano); cinco no nível dois (oitavo e nono ano); e três no nível três (primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio). (G1)

Nenhum comentário: