sexta-feira, 24 de julho de 2015

CAOS

Na TV Aratu, a jornalista Daniela Prata, em seu programa “Bahia Notícias” (excelente e muito corajoso, por sinal!), denuncia a situação dramática da outrora paradisíaca Saubara, onde a bandidagem impera. Nas quatro horas que a equipe de reportagem permaneceu no local, não houve uma só ronda policial. E assim está, cara Daniela, praticamente todo o interior da Bahia. Não é à toa que as pequenas cidades viraram paraíso do crime.

Fazem gato e sapato do consumidor, como se ele fosse dispensável para o negócio.

Tortura e deboche no Extra da Vasco
Fui testemunha, pois estava em uma das filas. Na loja do supermercado Extra da Vasco da Gama, no final da tarde de anteontem, quarta-feira, dia 22 de julho, gigantescas filas se formavam diante dos caixas que funcionavam, enquanto diversos outros estavam fechados.
A torturante demora no atendimento gerou inúmeros protestos, mas, como sempre, não apareceu gerente nem qualquer funcionário para tranqüilizar o público e melhorar o atendimento daqueles que são a razão de ser de qualquer comércio, os consumidores.
Seria interessante que os proprietários da rede tomassem conhecimento desses fatos (se é que já não sabem e fazem vista grossa) – que acontecem com muito mais freqüência do que podem imaginar – e exigissem dos seus gerentes um mínimo de dignidade no trato com os clientes.

Ainda sobre os maus tratos (I)
Indignado com a situação – fiquei, como centenas de outros, cerca de 1h40 numa fila para passar uns poucos itens -, procurei o balcão de atendimento e tentei falar com o gerente, mas uma funcionária informou que ele já tinha “ido embora” (oxente!).
Disse ainda a funcionária que o problema de caixas fechados e mau atendimento é decorrente de “muitas dispensas de funcionários”, que estariam ocorrendo em todas as três lojas da rede em Salvador.

Ainda sobre os maus tratos (II)
Ora, então fechem as portas! O que não se pode admitir é que essas empresas continuem faturando bilhões – bota bilhão nisso, pois os preços estão nas nuvens –  enquanto, em reduzindo seu pessoal, submetem o consumidor brasileiro (que já vem sofrendo com altas taxas, desemprego etc.) a mais esta tortura. Cabe uma ação do PROCON ou algo parecido, urgente. Enquanto isso, procurem lojas que atendam bem, senhores!

Um problema insolúvel? (I)
Segue a interminável sequência de explosões de caixas eletrônicos e mesmo agências bancárias inteiras, tanto em Salvador como, principalmente, no despoliciado interior da Bahia. São mais de 130 casos, só este ano.
E de se perguntar: até quando as autoridades ficarão inertes diante disso? Quando, de verdade, alguém decidirá tornar digna da nossa Polícia, em termos de efetivo e equipamentos?

Um problema insolúvel? (II)
Em relação à Polícia, aliás, deixo aqui uma questão para o secretário de Segurança Pública, que, aliás, mantido no cargo pelo governador Rui Costa, conhece desde a época de Wagner esse problema: algum dia agiremos com a inteligência policial para EVITAR tais assaltos? Por que ainda não se fez isso de forma eficaz? Pois é...

Nenhum comentário: