Pesquisa feita com jovens que terminaram o ensino médio mostra que há
uma desconexão entre o que é ensinado nas escolas e os conhecimentos e
habilidades exigidos na vida adulta. A pesquisa Projeto de Vida – O
papel da Escola na Vida dos Jovens, da Fundação Lemann, foi apresentada
hoje (8) em seminário que debate a base curricular nacional comum para a
educação básica.
A análise dos resultados mostra que falta aos
jovens competências básicas em comunicação, raciocínio lógico e
tecnologia. Também foi constatado que há dificuldades de interpretar o
que leram, de se expressar oralmente e de construir argumentos
consistentes. Além disso, os entrevistados sentem dificuldades para
escrever textos do dia a dia como um e-mail e enfrentam problemas com a concordância e ortografia.
Foram
entrevistados jovens que concluíram o ensino médio – 80% de escolas
públicas – que ingressaram recentemente no mercado de trabalho, na
faculdade, além de professores, empregadores, especialistas em educação e
organizações não governamentais que atuam na formação e orientação de
jovens.
No campo do raciocínio lógico, a pesquisa mostra que os
jovens não dominam conteúdos básicos da matemática, têm dificuldades com
estimativas de valores, com cálculos de descontos e reajustes e para
ler planilhas e gráficos.
Leia matéria completa no Agencia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário