domingo, 11 de outubro de 2015

BANCOS


Escreve Emanoel Cancella, no site da Tribuna das Imprensa: "Os banqueiros oferecem 5,5% de reajuste aos bancários. Os banqueiros nunca ganharam tanto dinheiro como agora, em plena crise. Cartão de crédito, cheque especial e tarifas, tudo com juros na estratosfera. Lucros se superando de período a período. E os bancários levando esses agiotas oficiais nas costas! Os juros previstos na Constituição Federal são de 12% ao ano, entretanto os banqueiros, através de 'brechas legais', vão muito além disso." Está dito. E acrescento: não se preocupam nem um pouco em oferecer o mínimo de segurança aos seus cientes. Uma baderna!


Quando os homens são puros, as leis são desnecessárias; quando são corruptos, as leis são inúteis.
(Benjamin Disraeli 1804-1881, politico inglês)



A tremenda cara de pau do senhor Cunha


O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tem batido todos os recordes de cinismo conhecidos na história recente deste país, talvez só perdendo para o "clássico" Paulo Maluf.
Primeiro, não dá para saber de onde ele tira aquele eterno sorriso embutido, diante da situação caótica do Brasil e do mar de lama em que ele chafurda. Segundo, fico a pensar no mal que está causando àqueles de sua família que, pelo menos na ideia, não compactuam com tal nível de bandidagem.
Fosse um político japonês, por exemplo, a esta altura já teria até metido uma bala na cabeça ou, para morrer mais dignamente, cometido haraquiri.
No entanto, o cinismo e a falta de caráter são de tal forma enraizados neste país, onde a maioria da população e, claro, dos políticos, é composta de incorrigíveis Macunaímas, que um sujeito pode posar de inocente dante das mais claras evidência da sua corrupção. Doentio!


E nem uma palavra (I)


Mais de 60 mil mortos em um ano (2014), o que significa 160 mortos POR DIA.
Não estamos falando da Síria, tampouco do Afeganistão, mas do Brasil.
Estes são os dados oficiais mais recentes sobre a quantidade de assassinatos praticados no País.
Cidades inteiras, como Rio, São Paulo e Salvador, vivem uma autêntica guerra civil. No entanto, os políticos,em Brasília, dedicam-se exclusivamente a barganhar cargos e dinheiro, como abutres sobre a crise que liquida com os cidadãos mortais comuns.


E nem uma palavra (II)


Reforma do Código Penal, redução da maioridade, ampliação e melhoria do sistema penitenciário (de forma a que possa servir como reeducador de marginais, e não como universidade do crime) são assuntos que passam ao largo.
O negócio agora é derrubar a presidente e estraçalharem-se sobre a carniça em busca do poder.
E por falar em poder, este que aí está, o anterior e os mais anteriores ainda, JAMAIS agiram de verdade para reduzir a criminalidade de forma sólida e eficaz. Então, que se lenhem todos e cada um faça justiça com as próprias mãos. É o que parece estar sendo incentivado.


Festival de desordem


Cidadão leitor desta coluna me ligou, ontem pela manhã, pedindo para registrar o caos que reinava na rodoviária de Salvador.
Ele não conseguia informações precisas sobre destinos nem horários de ônibus.
Teve fiscal que mandou que o citado cidadão fosse "procurar saber ds motoristas". A que ponto chegamos!


Os vilões são muitos mais


Essa história de a mídia ficar elegendo "vilões da inflação" (ora é o tomate, ora o gás de cozinha etc.) é patética.
Na verdade, a inflação tem raízes bem mais amplas e profundas, e crucificar este ou aquele produto é ajudar, e muito, ao governo para manter índices fictícios e engabelar a opinião pública. Mas estamos num país onde o discernimento da maioria da população esbarra num campo de futebol...


Corrupção no futebol

E por falar em futebol, já notaram como a coisa anda podre mundo todo? Da Fifa a Messi, passando por Neymar, parece que só tem gente desonesta e mau caráter. Benza Deus!

Nenhum comentário: