quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Lançada série com 16 cartões postais de Feira de Santana

Monumentos, templos católicos e evangélicos, praças públicas e prédios históricos compõem uma série de 16 cartões postais de Feira de Santana. O trabalho foi elaborado pelo fotógrafo e colecionador Maurício Cardim. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social. Os postais serão distribuídos em eventos culturais e turísticos.
Dentre os pontos registrados por Cardim estão o Paço Municipal Maria Quitéria, a Praça do Tropeiro, a Igreja Senhor dos Passos, o Monumento Maria Quitéria, e o Monumento do Caminhoneiro. Para o fotógrafo, o resultado do trabalho foi bastante satisfatório. "Feira de Santana tem lugares muito bonitos, monumentos encantadores, como o de Maria Quitéria, prédios com uma arquitetura muito interessante, como o Paço Municipal, ou seja, é uma cidade que agrada a qualquer fotógrafo", ressalta. 
As imagens de Feira de Santana passam a compor o projeto "Um olhar sobre o Brasil", iniciativa de Cardim que já conta com postais de várias cidades em 16 estados brasileiros. "Esse é um trabalho iniciado há 17 anos, desde quando comecei a produzir meus próprios postais. São cerca de 500 séries ao todo, totalizando mais de mil imagens", salienta o fotógrafo.
Mesmo antes de começar a fotografar e produzir os próprios cartões postais, Cardim já era um apaixonado por essa modalidade de correspondência. Em 1970 começou a juntar os primeiros. Em sua coleção já cataloga mais de 5 mil, dentre eles existem exemplares de Feira de Santana. "Mas com fotografias mais antigas", frisa.

TRADIÇÃO MANTIDA
Maurício Cardim diz que mesmo com o advento da internet, e a queda natural no envio e recebimento de correspondências, a tradição de mandar e receber cartões postais é preservada por algumas pessoas. Especialmente entre os colecionadores. "Costumo dizer que isso é um vício saudável. Tenho amigos em todo o país que frequentemente me mandam postais, e eu para eles. Mando também para pessoas que não são colecionadoras, e sempre gostam muito", revela.

Atualmente radicado em Feira de Santana, Cardim diz que pretende continuar fazendo registros da cidade. "Nessa primeira série fiz fotos pontos conhecidos dos feirenses, mas geralmente dou um foco diferente, que surpreende até quem conhece a cidade. Acredito que um eventual futuro trabalho na cidade seja com esse viés", aponta.     

Nenhum comentário: