quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Não tem remédio

         Fico sabendo que os medicamentos da Farmácia Popular, aquela implantada por Lula, o ex- “Pai dos Pobres” (agora é dos ricos iguais a ele), não mais serão vendidos. O governo federal alega não ter dinheiro para sustentar os preços, que já não eram tão baratos assim. Creio que é só o começo. Coisa vai ser quando for suspenso o fornecimento gratuito dos medicamentos de uso contínuo, usados principalmente por idosos. Com o sistema de saúde falido, o que vai morrer de velho pobre nas portas dos hospitais vai ser uma grandeza. Além disso, o governo não tem interesse nenhum em manter velhos pobres que não pagam impostos e só dão despesas. Há muito tempo que digo que, no Brasil, quem não tem dinheiro, morre.


Jacarés e outros bichos
 Quando se falou em recuperar a Lagoa Grande, eu disse que temia pelo destino da fauna e flora daquele microssistema ecológico. Sim, porque o que os tecnocratas chamam de “recuperação” resulta numa devastação. Taboas, baronesas, capim, enfim, toda a vegetação de um sistema aquático é o habitat natural de aves, repteis, roedores, insetos, peixes, e mais uma infinidade de animais, juntamente com a flora, formam o ecossistema. Pode-se efetuar uma limpeza, retirando o lixo que o ser humano joga nestes locais e que prejudica, e muito, todo ecossistema. Pode-se até retirar parte da vegetação para facilitar a navegação e a prática de esportes aquáticos, mas não toda ela, porque, sem ter onde se esconder dos predadores, as presas são abatidas à extinção, fogem do local, e os predadores morrem de fome. Em países civilizados, e até em algumas cidades aqui do Brasil, pequenos sistemas ecológicos são preservados e a população, educada, entende que eles são necessários, e não interagem com os animais, que vivem livres, seguindo o curso natural das coisas. As pessoas apenas os observam, mas sabem que devem manter distância, pois há sempre o risco de acidentes. É por isso que eu não entro na onda do “Fica Jacaré”, pela manutenção dos jacarés na Lagoa Grande. Não temos educação para isso. Os jacarés dificilmente atacariam um ser humano, mas sempre há o risco, principalmente se estiverem com fome, por falta das suas presas naturais. Mas o risco maior é que sejam abatidos e servidos como petisco em mesas de bares ou de algum ricaço. Minha bandeira, nesse caso é: “Corre jacaré, que o homem vem aí”!

Prefeito
        
Ouvindo o deputado Zé Neto falar sobre o BRT no programa Acorda Cidade, me deu a impressão que ele não está sendo sincero nas suas colocações. Ele, que é o principal articulador das manobras para impedir a obra de avançar, ao mesmo tempo diz que não é contra o BRT. Segundo ele, o BRT não deveria ser assim, deveria ser assado. Se bem me lembro, ele foi contra o BRT durante a campanha política, quando dizia que o BRT não era o melhor sistema e sim o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), um sistema caríssimo, que envolveria muito mais intervenções radicais no centro da cidade. A proposta dele foi rejeitada pela esmagadora maioria que elegeu José Ronaldo, defensor do BRT. Como todo mau perdedor, o deputado vive tentando fazer um governo paralelo, tentando efetuar intervenções na cidade ignorando o poder executivo. E como não consegue, busca atrapalhar o governo de Ronaldo, tentando jogar a população contra ele através de mentiras e enganações, além de manobras políticas junto aos seus aliados do PT no governo estadual e federal. Ele deve achar que as pessoas que habitam esta cidade são cegas ou burras, e não percebem o que ele está fazendo. Mas ele não é o primeiro nem será o último que se acha tão esperto que pode enganar todo mundo o tempo todo. As eleições vêm aí...


Menos educação
         O programa Mais Educação, instituído pelo Ministério da Educação, preconiza a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nas áreas de educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. Em Feira de Santana diversas escolas já encerraram o programa por falta de dinheiro. Só não se sabe se a verba não veio ou se foi desviada para outros fins. Enquanto isso, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), professores das oficinas estão tendo reduzidas as suas cargas horárias, também por falta e dinheiro. O País está falido, que dirá o Estado.

Ainda os jacarés
         As obras na Lagoa Grande são uma iniciativa do governo do Estado. Mas tem gente nas redes sociais dizendo que a responsabilidade pelo que possa acontecer com os jacarés é do prefeito José Ronaldo. E olha que quem quer tirar os jacarés da lagoa e mandar para o Zoológico de Salvador é o representante do Instituto do Meio Ambiente (IMA) nesta cidade. Errar é humano. Botar a culpa nos outros é petralha.

Campanha
         Pensando bem... diante destes fatos eu já tenho um slogan para as próximas eleições: “Vote no PT. O partido que não faz e não deixa ninguém fazer”. Royalties na minha conta por favor...

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agra eu vou ali levar um papo de jacaré com um petralha

Nenhum comentário: