terça-feira, 13 de outubro de 2015

Prevenção ao terror: Olimpíada será mais complexa que Copa, diz governo

A Olimpíada de 2016 será um desafio mais complexo em termos de prevenção contra possíveis atos terroristas do que a Copa do Mundo, segundo Andrei Augusto Passos Rodrigues, secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça.
Segundo ele, será necessário empregar uma estrutura maior de segurança nos Jogos de 2016 em relação à que foi usada no mundial de futebol devido à maior quantidade de atletas e competições.
"Na Copa eram 32 países, nos jogos serão mais de 200. (Em 2014) eram 800 atletas e agora serão mais de 10 mil. Então são números absolutamente distintos. São 42 campeonatos mundiais acontecendo simultaneamente, no caso dos Jogos, em 17 dias", afirmou.
Rodrigues afirmou à BBC Brasil que o país está preparado para prevenir ou agir contra eventuais ações extremistas. Segundo ele, um Centro Integrado Antiterrorismo – com representantes de diversas agências de inteligência estrangeiras – está sendo criado para que o Brasil receba alertas contra possíveis ameaças com agilidade. Entre as nações envolvidas estarão Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, França, Argentina, Colômbia, Israel, Japão e China.
O secretário não apontou cenários específicos de ameaça terrorista. Mas, segundo o consultor de segurança Hugo Tisaka, da empresa NSA Brasil, uma das principais preocupações das autoridades deve ser a ação dos chamados "lobos solitários" – extremistas não vinculados a organizações conhecidas e monitoradas que realizam ações pontuais.
"Passamos por vários eventos e isso nos trouxe uma experiência, uma expertise valiosa para amadurecimento do processo e agora a gente pode aplicar isso no maior dos eventos", disse Rodrigues. 


Nenhum comentário: