quinta-feira, 1 de outubro de 2015

José Ronaldo afirma que o BRT vai ser feito

“O BRT vai ser feito. Nunca, em nenhum momento, tive dúvida sobre a execução deste projeto, pois não posso entender que uma cidade que tenha a capacidade de assumir uma obra como o complexo de viadutos,  que já está praticamente paga, pode deixar passar a oportunidade de fazer o seu BRT”.

Externada na tarde desta quinta-feira, 01, numa entrevista coletiva realizada no Paço Municipal Maria Quitéria, a afirmativa do prefeito José Ronaldo de Carvalho está respaldada nos vários encontros que manteve ao longo dos últimos dois meses, em Brasília, com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab.
No último deles, ocorrido num café da manhã, semana passada, em que também tomaram parte o deputado José Nunes e o ex-deputado Colbert Martins, o ministro Kassab disse da necessidade de dirimir algumas dúvidas sobre a concepção do projeto original, o que será possível, segundo José Ronaldo, num encontro agendado para os próximos dias, envolvendo técnicos da prefeitura e do Ministério das Cidades.

Após elencar as idas e vindas de ações “populares” que foram ingressadas nas esferas jurídicas e, posteriormente, rechaçadas em todas as instâncias, por falta de amparo legal, Ronaldo sublinhou que “Feira de Santana é uma das poucas cidades brasileiras que tiveram o projeto do BRT aprovado 100%”.

Neste sentido, exibiu uma portaria assinada por Kassab, datada de 11 de maio, em que foram cancelados projetos do BRT em várias cidades: Niterói (RJ), Campo dos Goitacazes (RJ), Betim (MG), Ribeirão das Neves (MG), Santa Maria da Vitória (RS), Cuiabá, Vitória (ES), Porto Velho(ES), Caruaru(PE), Olinda(PE, Paulista(PE), São Vicente (SP) e Bauru(SP).
“Eu tenho certeza de que o bom senso vai prevalecer entre as partes envolvidas, e não teremos dificuldades de, havendo algum erro em nosso projeto, de corrigi-lo e dirimir quaisquer dúvidas que forem encontrados”, enfatizou José Ronaldo.

Pesquisa de Mobilidade
A explanação acima foi antecedida da revelação de uma pesquisa realizada entre os dias 18 e 19 de setembro, abrangendo a sede do município e os bairros Campo Limpo, Sobradinho, CASEB, Brasília, Cidade Nova, Mangabeira, Feira X, Alto do Papagaio, Tomba, Rua Nova, Jardim Cruzeiro, Pampalona, Serraria Brasil, Jardim Acácia, Feira VII, Fraternidade, Calumbi, Conceição, loteamentos Liberdade e Elza Azevedo, além dos distritos de Humildes e Maria Quitéria, na zona rural.

Do universo de 506 pessoas entrevistadas, com idade a partir de 16 anos, 37,40% consideraram o trânsito em Feira péssimo; 33,60% acham ruim; 19,60% regular e apenas 6,90% acham que om trânsito é bom.

Na avaliação do transporte público, 44,30% acham péssimos os serviços prestados, 29,20% acham ruim; 15,40% regular e apenas 5,30% acham bom os serviços.

A pesquisa também demonstrou que 98,20% dos entrevistados querem medidas para melhorar o transporte e o trânsito na cidade, e 65,60% acreditam que o BRT vai influenciar positivamente nesta mudança, enquanto 25,70% dizem que não.

Já 73,50% dos entrevistados disseram saber que manifestantes invadiram as obras do BRT, o que provocou atrasos no trabalho. Entretanto, 70,40% disseram não concordar com os manifestantes contra apenas 19,80% disseram que aprovam.
Para 51,60% dos entrevistados, as pessoas envolvidas na ocupação do canteiro das obras do BRT são ligadas a partidos políticos; 18,60% acham que são pessoas sem vínculos e 17,80% acreditam que são ambientalistas.

  
Quanto a mudança das empresas de ônibus pela Prefeitura, 75,70% dos entrevistados se disseram de acordo, contra apenas 21,90% disseram não concordar.

Nenhum comentário: