terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Cidade norte-americana proíbe garrafinhas de água. Você viveria sem?


A cidade de Concord, nos EUA, é a primeira a proibir a venda de garrafas de plástico de água – ação polêmica, mas coerente para um ambiente mais sustentável.

A proibição começou a valer este ano e é resultado de três anos de campanhas lideradas por ativistas locais. A ideia é incentivar o consumo da água das torneiras e combater o desperdício das garrafinhas descartáveis.

A medida vale para garrafas PET de consumo individual – de um litro ou menos. Quem descumprir a nova regra será advertido e levará multa a partir de 25 dólares. As autoridades esperam que os habitantes passem a consumir com mais frequência a água dos bebedouros instalados nos locais públicos.

Segundo a campanha Ban The Bottle, 17 milhões de barris de petróleo são usados por ano para fabricar todas as garrafinhas consumidas somente nos EUA, o suficiente para abastecer 1,3 milhões de carros por ano.

Por que é bom para o meio ambiente?

Uma boa forma de entender o impacto de uma pequena garrafa de água no mundo é assistir ao vídeo “A História da Água Engarrafada”, de Annie Leonnard (autora dos vídeos A História das Coisas e A História dos Cosméticos) a seguir. Annie conta como o processo de produção desse tipo de água impacta os recursos do planeta e porque a consumimos dessa forma.

Segundo ela, o consumo excessivo de água engarrafada começou quando os consumidores passaram a considerar a qualidade superior desse produto como uma verdade absoluta. “Uma das primeiras táticas de marketing foi assustar as pessoas sobre a água da torneira. Você faz com que elas se sintam apavoradas e inseguras caso não tenham o seu produto. É isso que a indústria de água engarrafada fez”.

Por trás, estão os custos exorbitantes que não são percebidos. A água na garrafinha custa cerca de 2 mil vezes mais do que a da torneira. Segundo a Bottled Water Blues90% do custo dessa água está na fabricação do rótulo, tampa e garrafa, que usam recursos como petróleo, além dos gastos com transporte e descarte.

Em muitas cidades do mundo não é possível consumir água da torneira. Mesmo quando é, muita gente têm medo. Mas é importante entender o que está por trás dessa indústria e questionar os investimentos no bem-estar público.

Annie Leonard mostra o contraponto: “No mundo, bilhões de pessoas não tem acesso à água limpa e as cidades gastam milhões de dólares para lidar com todas as garrafas plásticas que descartamos. Como seria se nós gastássemos esse dinheiro melhorando nosso sistema de água ou prevenindo a poluição?”.
E você, acha que conseguiria se acostumar a viver sem consumir água de garrafinha?

(Imagem: Divulgação/ Ban The Bottle)

Nenhum comentário: