quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Alex Ferraz


E A COPA?
Na sua cobertura da tragédia de Santa Maria (RS), a agência internacional de notícias Reuters fez menção à Copa do Mundo de 2014 e à Olimpíada do Rio de Janeiro 2016. O veículo destaca que o episódio ocorre em um contexto no qual a capacidade de segurança do Brasil está sob uma “análise particularmente minuciosa”. Sem dúvida, é preocupante...

Frase: "A fatalidade tem outro nome: negligência"
(Juremir Machado da Silva)


Ainda sobre a tragédia na boate
Na manhã de ontem, vi, na TV, representante do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul fazer um longo exercício retórico para justificar o injustificável no caso da tragédia da boate Kiss, como as questões crucicias de os extintores não terem funcionando e de o local possuir, absurdamente, apenas uma porta para entrada e saída.
A propósito, reproduzo a seguir comentários de Juremir Machado da ilva, postados no blog do jornal Correio do Povo, de Porto Alegre: "Toda vez que uma tragédia como a de Santa Maria acontece, chocando o mundo, os responsáveis logo falam em fatalidade.
E os laudos falam em sistemas de segurança inadequados ou vencidos. Há sempre um alvará caduco, um extintor que não funciona, saídas de emergência inexistentes ou trancadas, sinalização deficiente, excesso de pessoas no recinto, procedimentos incorretos e improvisação. Como usar um sinalizador num ambiente forrado como uma espuma protetora acústica altamente inflamável e capaz de liberar fumaça tóxica?
Os proprietários não sabiam que a banda usaria o sinalizador? Não sabiam da espuma inflamável no teto? Não houve uma reunião prévia para falar disso? A fatalidade tem outro nome: negligência."

A reação da
sociedade

Diante de tantas tragédias diárias, um ponto positivo vem dando sinais de mudança em pelo menos dois acontecimentos recentes. No episódio do dono de um restaurante que matou a facadas um cliente porque este se queixou do preço, no Guarujá, a população se mobilizou e, depois de ter sido solto, o assassino foi novamente preso e assim continua.
Neste caso recente da boate Kiss, em Santa Maria, pelo menos 35 mil pessoas foram às ruas, anteontem, exigir Justiça, e não tenham dúvida de que esta pressão popular trará resultados.
Aos poucos, a sociedade brasileira vai começando a aprender que é ela quem dá as ordens neste país. Os governantes apenas nos representam. Pelo menos enquanto formos uma democracia.

Universitários
em risco (I)

Nem só em boates ou outros locais de diversão os jovens brasileiros vivem em risco. Por exemplo, os jovens universitários já vivem à beira da morte enquanto estudam em prédios decadentes como o Instituto de Biologia da UniRio, a UERJ e diversos prédios da UFF e da UFRJ, somente para citar alguns exemplos explícitos de precariedade e de insegurança no Rio de Janeiro, conforme notícia de um jornal carioca.

Universitários
em risco (II)

Na Bahia, mais precisamente em Salvador, a situação do campus da UFBA sempre foi alvo de críticas. Desde unidades depredadas - como ficou por longo tempo a Faculdade de Direito - até a total falta de segurança para os que circulam pelos campi federais á noite, principalmente em Ondina. Como será que estão os equipamentos de prevenção e combate a incêndio nas unidades da UFBA? Hum...

Afif a fim
de poder

Nada como o poder e um dia após o outro. Depois de Collor, Sarney e Maluf, o mais novo aliado do PT é ninguém menos que Guilherme Afif (PSD), vice-governador de São Paulo e virtual ministro da Pequena e Média Empresa, do governo Dilma Rousseff.
A criação da pasta, que será a 39ª da Esplanada, ainda precisa ser aprovada no Senado, onde a presidente tem ampla maioria. Rival histórico do PT, ele diz que o impasse deve acabar em abril ou maio com a aprovação do seu nome para o novo ministério.
E haja ministério para beneficiar os adesistas e correlgiionários.

A Oi é ruim no
Barbalho

Nem só a banda "estreita" da Oi, a "Lerdox", inferniza os clientes desta operadora que moram no Barbalho e adjacências.
É comum o sinal do celular Oi também apresentar problemas na área.
É aconselhável que técnicos da operadora verifiquem o que ocorre por lá...
RAINHA - Em evento no Hotel Fiesta, no Itaigara, serão eleitas amanhã a rainha e as princesas do Carnaval de Salvador. Doze candidatas disputam as coroas do concurso, que este ano completa 70 anos e conta com o patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Bahiatursa.
SANGUE - A unidade móvel do Hemoba permanece no Salvador Shopping e aguarda a doação voluntária de sangue da população no local até a próxima sexta-feira (1º), das 8h às 17h.
FERRY - Três ferries podem voltar a fazer a travessia de Salvador para a Ilha de Itaparica ainda essa semana, segundo o diretor da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), Eduardo Pessôa. É ver para crer...

Nenhum comentário: