segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Contenda amiga



Há uma fábula antiga que retrata uma certa contenda entre um médico alopático e um terapeuta holístico.
Conta-se que certa vez esse médico visitando uma cidade no interior de um determinado município deu de cara com um espaço terapêutico holístico bastante inusitado, pois, de acordo com os problemas médicos apresentados, além dos primeiros socorros holísticos, espíritas e radiônicos lá também se aplicava alguns procedimentos alopáticos. Mas, isso era raro.
Aquele espaço atendia toda a comunidade adjacente.
Conversa vai, conversa vem, discretamente a contenda se inicia.
-... É impossível vocês cuidarem da saúde dos habitantes dessa região com essa simples manipulação de energias, passes espíritas e outras terapias naturais.
- Pois é. Nós mesclamos a medicina tradicional com procedimentos holísticos vibracionais e naturais.
- Vocês praticamente não têm ambulatórios especializados, laboratórios para exames e quase não têm farmácias...
Com uma certa serenidade o terapeuta deduziu.
- Lá vocês devem ter tudo isso.
O médico se entusiasmou e começou a falar do sistema de saúde adotado em seu município, falou dos postos de pronto atendimento, dos hospitais e clínicas. Falou dos equipamentos com tecnologia de ponta e também outras coisas que nem eram verdades. A impressão que ele passava era que, na sua cidade, ninguém ficava doente.
Ele falou do progresso administrativo de seu município e que, nos últimos anos, o sistema de saúde tinha multiplicado seu atendimento em números tão altos que estatisticamente equivalia a vários atendimentos anuais por habitante sem precisar ninguém ficar na fila por muito tempo.
Um cidadão que ao lado ouvia toda a conversa atentamente, se pronunciou.
- Você perdeu!
Os dois se voltaram para aquele senhor de meia idade e ele continuou.
– Alguma coisa está errada. Você deveria estar nos contando que o número de pessoas com problema de saúde em sua cidade havia diminuído, no entanto, é ao contrário.
Se o número de atendimento médico cresceu é porque seu sistema de saúde não vai bem. Vocês não estão cumprindo o que prometem. Cuidar da saúde do povo.
Aqui é o inverso. A nossa população dobrou e, no entanto, o número de atendimentos por problemas de saúde diminuiu bastante.
Antes procurávamos os médico para curar nossas doenças, hoje desenvolvemos uma cultura de também procurar os terapeutas holísticos para não ficarmos doente. Aqui se cuida mais da saúde do que da doença.
O terapeuta que a tudo observava atentamente encerrou com uma frase enigmática:
Já que não temos sola para cobrir todo o planeta então façamos um sapato. O processo é mais simples e o resultado é bem melhor.
Conrado Dantas

Nenhum comentário: