quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Alex Ferraz

MISERÊ
O "novo" salário mínimo não compra nada mais que o antigo, talvez menos. Só ano passado, os preços dos alimentos subiram o dobro da inflação. Este ano, mais preços majorados em tudo. O empregador não perde, e o trabalhador continua na mesma, se não pior.

Frase: Nos motéis, pelo visto, nem paz nem amor. Violência.

Já não é mais um reduto seguro
O assassinato perpretado por policiais militares em um motel do bairro de São Cristóvão dá a exata medida do absurdo a que chegou o mínimo valor dado à vida humana neste País. Casais que vão em busca de um lugar supostamente seguro para namorar (já que, nas ruas, podem ser mortos em qualquer esquina), agora estão à mercê de uma polícia desgovernada, que pode ser chamada por qualquer camareiro e invadir um quarto.
A mentira dos PMs que assassinaram o rapaz ficou clara no laudo do Instituto Médico Legal, que mostrou que a causa da morte foi traumatismo craniano, além de outras escoriações pelo corpo, causadas por pancadas. Ora, se o sujeito estava armado, como quiseram fazer crer os policiais, nenhum PM teria se aproximado dele para bater. Ou será que, num arroubo de sadismo, espancaram o cadáver?
Então, fica combinado: não adianta ser cidadão honesto e tampouco procurar locais recatados para ficar em segurança. Estamos à mercê de uma violência brutal, de uma Polícia aparentemente sem comando, em qualquer lugar. Seja num motel em Salvador, seja numa rua de São Paulo, por exemplo.
É este o país que temos, enquanto governantes e políticos não gastam um minuto sequer para tentar estabelecer parâmetros que devolvam, a longo prazo, claro, o respeito à vida humana. E vai ficando por isso mesmo. Tenebroso.

Este mole
vai acabar (I)

Depois da proibição do estacionamento irregular em diversos pontos da cidade, acho que a prefeitura deve atacar, com força, a questão da carga de descarga.
Não é possível continuar a baderna atual, onde motoristas de caminhão desafiam o bom senso e ameaçam, até fisicamente, quem tem a “ousadia” de reclamar. Se é assim que querem, polícia neles. Ponto final.

Este mole
vai acabar (II)

Outra ação urgente é acabar com a invasão de sinal, que virou uma praga na cidade. Ninguém mais respeita. Os motoqueiros, então, nem falar.
Que se instalem câmeras e que sejam cobradas altas multas aos invasores, nas sinaleiras da cidade. Aí, vamos ver...

A tragédia na
saúde pública (I)

De Vittorio Medioli, no blog Tribuna da Internet: “Entre os deveres do Estado democrático, o mais lembrado atualmente é a prestação digna de serviços de saúde pública. No cidadão brasileiro pesa uma carga tributária duas vezes maior de quanto se registra, em média, no âmbito dos BRICS. Mas nem por isso ele goza de um atendimento melhor ou minimamente satisfatório.Por vez aparecem nas telas propagandas de ambulatórios limpos, dotados de aparelhagem moderna e de servidores felizes com uniformes limpos, depois fica se sabendo que aquela cena era apenas para inglês ver ou para a presidente Dilma inaugurar, como já ocorreu perto de Brasília.”
A tragédia na
saúde pública (II)

Conclui o comentarista : “O dia a dia, entretanto, é outro, com hospitais lotados, desaparelhados, com atrasos de exames além dos seis meses. Em Betim até os corredores do Hospital Osvaldo Franco tem filas duplas de macas de pacientes internados em estado de precariedade absoluta. Banheiros imundos, falta de álcool em gel, de material sanitário, de fraldas e utensílios descartáveis obriga os servidores a enfrentar a emergência e a improvisação a cada instante. Esse é apenas um exemplo do que acontece no município que goza da segunda arrecadação do Estado de Minas, cerca de R$ 1,5 bilhão anual. E nos outros?”

De que
adianta?

Bafômetros, multas altíssimas, mas famílias inteiras, sóbrias, continuam morrendo em estradas saturadas, sem sinalização, sem fiscalização.
Campanhas para recolher armas de honestos, mas pessoas continuam sendo assassinadas como moscas, todo dia, em todo o País, inclusive em chacinas.
Como se vê, bafômetro e recolhi mento de armas não passam de pura e assassina demagogia.

DESCONTO - O Eco Resort Caju, em Itacimirim, acaba de firmar parceria com o Clube de Desconto, iniciativa da Secretaria da Administração (Saeb) que garante abatimento de até 50% em produtos e serviços para o funcionalismo público. Mais informações: www.portaldoservidor.ba.gov.br

DEFESA - Na manhã de hoje, a equipe de Ações Preventivas da Defesa Civil de Salvador (Codesal) participa de uma reunião na Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, para traçar as metas para a vistoria realizada no percurso da Lavagem do Bonfim, que acontece em 17 de janeiro.

ARTESANATO - A tradicional Feira Baiana de Artesanato, promovida pelo Instituto Mauá, retorna ao Jardim dos Namorados neste final de semana (dias 12 e 13), das 16h às 21h.

Nenhum comentário: