sexta-feira, 11 de janeiro de 2013




 Má gestão
Há uma piada sobre um gay já entrado em anos, que resolveu fazer um transplante de fi-o-fó. Os médicos tiveram muito trabalho, mas o transplante foi um sucesso. Antes de deixar o hospital, todo lampeiro, de fi-o-fó novo, o médico fez uma última recomendação: Tenha mais cuidado com seu fi-ó-fó. Essa é uma cirurgia muito difícil. O gay retrucou: Ora bolas. Eu não tive cuidado com o outro, que era meu, vê lá se vou ter cuidado com esse que é de outro. Essa piada me veio à mente quando ouvi uma “otoridade”, dirigente de uma empresa pública, responder a um questionamento sobre se a empresa não teria dado um passo maior que as próprias pernas, responder: “Uma empresa que se preza tem que dar passos maiores que suas pernas”. A empresa está à beira da falência e o país poderá sofrer sérias consequências. Mas, e daí? O dinheiro, ou melhor, o fi-o-fó não é dele...

O respeito e a moral, onde ficam?
Numa cidade da Espanha o governo cortou o transporte escolar. Desesperadas, as mães dos alunos encontraram uma solução prática, mas nada convencional, para resolver, pelo menos em parte, o problema. Posaram para fotos eróticas de um calendário. Vendeu muito e o dinheiro deu pra financiar o transporte das crianças por três meses. Agora eu questiono. E as seqüelas morais? Ninguém vai me convencer que a partir de agora não vai faltar quem entenda que aquelas mulheres cruzaram a fronteira da respeitabilidade e não passem a aceitar propostas para se prostituirem. Os filhos delas também poderão sofrer humilhações por parte dos colegas cujas mães não aceitaram participar do projeto. Elas, e os seus maridos, conquistariam mais respeito e admiração mundial, se partissem para as ruas e exigissem do governo a volta do transporte escolar. Para isso trabalham e pagam impostos. Parece que a “doença” dos latinos americanos está contaminando a Europa.

Ooopsss...
“Mulher, diferente de homem, consegue ser feliz, sim. Casamento? Só faz bem ao homem, à mulher é sempre uma cruz. Se a mulher tivesse a certeza que o casamento ia ser bom de verdade, ainda assim não valia a pena casar. Mulher tem o poder de viver só, de se bancar e se bastar. Homem é quem precisa de uma mulher pra não se perder na vida”. (Maristelly Vascconcelos). Amiga, sei que você é inteligente o bastante para saber que toda regra tem exceção. Eis aqui um cara que se basta e para quem o casamento só existe há mais de 30 anos porque entrou Maura Sérgia em sua vida. Casei a primeira vez por uma questão de caráter, e me separei por convicção de que seria mais feliz sozinho. Se o destino, que nos uniu, me separar de Maura, tenha certeza que vou viver só o resto da minha vida.

Chocolate em extinção
Dizem que o problema está na África, que responde por mais de 70% da produção de chocolate no mundo. É que o cacaueiro precisa da sombra de outras árvores para crescer e produzir. Mas os proprietários das plantações derrubam as árvores para plantar mais cacaueiros. Se fosse em Portugal até que eu entenderia, mas, na África, berço e habitat dos seres humanos mais sábios e inteligentes do planeta?

Fácil assim?
“Estou sentindo o tempo correr. Queria que ele fosse mais longo. Só assim eu conseguiria fazer tudo que desejo. Seria bom se pudéssemos ter mais de uma vida. Assim deixaríamos de cometer os erros que cometemos e levaríamos os acertos como suporte para a vida seguinte. Mas, como não sei se viveremos duas vidas, aproveitemos o que há de bom nesta vida pois ela é realmente curta”. Este comentário demonstra que as pessoas procuram e esperam sempre um caminho fácil para entender o sentido da vida. É muito fácil não aceitar a existência de uma força divina regendo o universo, negar a imortalidade da alma, as leis universais, viver negando estes fatos e esperando que alguém venha com argumentos que as convençam do contrário. Isso acontece porque em vez de buscar “entender” a si mesmas e as leis que regem o universo, a maioria das pessoas prefere “acreditar”. E por falta de coragem para aceitar suas próprias verdades, vivem e morrem infelizes.

Qual é a pressa?
Os trabalhos legislativos da Câmara Municipal estão em recesso até o dia 14 de fevereiro. Então, por que essa pressa em nomear dezenas de assessores para os vereadores? Não cabe nem a desculpa de aproveitar o tempo para “arrumar a casa” porque o prédio onde ficam os gabinetes está sendo pintado. Estão jogando dinheiro fora.

Se não for pedir demais...
Quando cursava o ginasial os professores de língua portuguesa (alô Professores Agnaldo Marques, professora Cibele, que saudades), nos pediam para fazer análises gramaticais e dissertações sobre frases ou trechos de crônicas, poemas e até letras de músicas. Lembro de uma das primeiras que fiz sobre os versos de uma canção gravada por Miltinho: “Luminosa manhã/pra que tanta luz?/ dá-me um pouco de céu/mas, não tanto azul/ dá-me um pouco de festa/não esta, que é demais pro meu anseio...” Se não for pedir demais, eu gostaria de ver uma dissertação de algum aluno do segundo grau, sobre os versos de uma música muito popular aqui na Bahia: “...Chicleteiro eu. Chicleteira ela/Libera, libera, libera...”

Frase
“O  Facebook começou com ‘Como você está’?, passou para ‘O que está acontecendo’? e vai terminar com ‘Já pensou em procurar um psiquiatra’? (Emanuela Sampaio)

Parachoque de caminhão
“Se os que falam de mim soubessem o que eu penso deles”. (coletado pela professora Lélia Vitor)

Philosopher
A esperteza um dia é descoberta e vira vergonha. A honestidade se transforma em exemplo para as gerações futuras. Uma corrompe a vida. A outra enobrece a alma”. (anônimo)

_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_
Por hoje é só que agora eu vou ali comer um chocolate antes da extinção

Nenhum comentário: