quarta-feira, 2 de março de 2016

Contra desperdício, Dinamarca inaugura supermercado que só vende comida ‘vencida’

O primeiro supermercado dedicado exclusivamente à venda de alimentos que seriam destinados à lata do lixo - ou seja, aqueles produtos com prazo de validade já vencido, mas que ainda são apropriados para o consumo, foi inaugurado na Dinamarca.
O Wefood foi inaugurado na capital, Copenhague, pela princesa Marie e a ministra do Meio Ambiente e Alimentação, Eva Kjer Hansen. A iniciativa é de uma ONG dinamarquesa; a ideia é combater o desperdício. A ONU calcula que pelo menos um terço dos alimentos produzidos no mundo é jogado fora a cada ano.
"Todos os dias, mais de 800 milhões de pessoas no mundo vão dormir com fome. Ao mesmo tempo, só na Dinamarca cerca de 700 mil toneladas de alimentos por ano vão para o lixo", disse à BBC Brasil o dinamarquês Per Bjerre, da ONG responsável pelo Wefood, a Folkekirkens Nødhjælp.
É talvez o primeiro supermercado do gênero no mundo, diz Bjerre - que faz questão de destacar que não se trata de um "supermercado social", destinado a pessoas de baixa renda.
"Os clientes são de várias camadas da sociedade, e têm em comum o desejo de comprar produtos a preços substancialmente menores e combater o desperdício de alimentos. Além, talvez, do desejo de lutar contra a pobreza, que está entre os motivos da abertura do Wefood."
O interesse dos dinamarqueses pela novidade já é, segundo Per Bjerre, evidente.
"Vendemos praticamente todo o nosso estoque no primeiro dia de funcionamento", disse ele. "E há filas do lado de fora do supermercado antes de abrirmos as portas." Leia matéria completa no BBCBrasil. 


Nenhum comentário: