sábado, 5 de março de 2016

Historiador britânico diz que 'Imagem internacional do Brasil não poderia estar pior'

No dia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diretamente atingido pela operação Lava Jato, o historiador britânico e brasilianista Kenneth Maxwell disse que "a imagem internacional do Brasil não poderia estar pior".
A operação da Polícia Federal na casa do petista marca, segundo ele, a fase mais séria da Lava Jato. E acontece um dia depois de o escândalo se aproximar do "coração do governo" - com a suposta menção a Lula e à presidente Dilma Rousseff no acordo de delação do senador Delcídio Amaral e a divulgação dos resultados econômicos que mostraram a "pior crise econômica em meio século".
Mas não é só isso: há ainda a epidemia de zika, o envolvimento de brasileiros nos escândalos da Fifa e problemas nos locais de competição dos Jogos Olímpicos do Rio, por exemplo.
"A imagem do Brasil tende a ir da euforia para premonições de desastre", afirma Maxwell, fundador do programa de estudos brasileiros da Universidade Harvard.
"É a crise mais séria do Brasil desde o suicídio de Getúlio Vargas na metade dos anos 1950, e que levou a um impasse responsável posteriormente por quase duas décadas de governo militar".

Click no link e veja os principais trechos da entrevista, concedida à BBC Brasil via e-mail.


Nenhum comentário: