segunda-feira, 21 de março de 2016

Debate político vira campo minado de boatos: você caiu em algum?

A crise política brasileira causou uma grande polarização social, levou milhares de pessoas para protestos populares, dividiu famílias e agora provoca uma avalanche de boatos nas redes sociais.
São vídeos com legendas trocadas, fotos retiradas de contexto e notícias falsas. Tudo para tentar desestabilizar os rivais políticos e causar um nó na cabeça de quem lê.

A BBC Brasil lista alguns desses boatos:

Obama
Nos últimos dias, um vídeo do presidente americano, Barack Obama, viralizou após ser divulgado com uma legenda em português diferente do discurso original, feito em 2010.
O texto da legenda fala sobre os grampos feitos com o ex-presidente Lula, mas em nenhum momento o presidente Obama cita o Brasil ou o ex-presidente brasileiro em seu discurso. A BBC Brasil mostrou que a montagem, com mais de 10 milhões de visualizações apenas na página “Jair Bolsonaro Presidente 2018”, é falsa.
O vídeo teve tanta repercussão que o administrador da página publicou um texto para tentar se explicar após receber centenas de críticas. “Entendedores, trata-se de uma sátira; é óbvio que a legenda não corresponde a tal tradução, uma vez que em tal circunstância, tal notícia estaria vinculada a jornais de alta circulação. Conto com a compressão”, diz o texto.

Paul McCartney
Recentemente, um vídeo com o cantor Paul McCartney também viralizou após ser publicado com legendas erradas. O diálogo falso do Beatle foi tido como verdadeiro e compartilhado milhares de vezes em redes sociais.
A declaração, feita a estudantes de um instituto de artes de Liverpool, na Inglaterra, foi totalmente distorcida para parecer que ele estava elogiando o ex-presidente Lula.
Na versão falsa, McCartney diz que “Lula é um líder mundial” e que os “ignorantes ficam gritando: ‘Peguem o Lula’”. A legenda incorreta ainda afirma que o ex-presidente será indicado ao prêmio Nobel e vencerá as eleições em 2018. Em nenhum momento de sua declaração original McCartney citou Lula ou a política brasileira.

Sergio Moro
O juiz federal Sérgio Moro entrou na mira dos holofotes após os recentes desdobramentos da operação Lava Jato. A visibilidade, por outro lado, também rendeu uma série de boatos contra ele, como um que aponta o juiz vendeu grampos de conversas do ex-presidente Lula à Rede Globo por R$ 5 milhões.
Até mesmo um documento com o nome do juiz foi falsificado na tentativa de mostrar que o Moro é filiado ao PSDB. Moro, que era professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), também é acusado de continuar acumulando os salários de professor e juiz. Todas as informações foram negadas.

BBC Brasil
Nem a BBC Brasil escapou dos boatos publicados recentemente na internet sobre o imbróglio político. O portal Web Justiça publicou uma reportagem no dia 11 de março afirmando que a juíza Maria Priscila Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, havia negado o pedido de prisão de Lula feita pelo Ministério Público de São Paulo.
O site citou a BBC Brasil como fonte de informação e disse que a matéria já tinha sido excluída pelo portal. A BBC nunca publicou a reportagem citada.
E a juíza preferiu encaminhar a denúncia da Promotoria paulista para o juiz Sérgio Moro, que já investigava os casos da Lava Jato e as delações que citaram Lula. A falsa notícia chegou a ser compartilhada por diversas páginas, algumas geridas por pessoas ligadas ao PT.
Click no link e leia mais no BBCBrasil .



Nenhum comentário: