terça-feira, 22 de março de 2016

ELE VOLTOU DA MORTE


Formado na Universidade de Cornell, alto executivo da IBM, John Naisbitt causou sensação em 1980 quando apontou as Megatendências 2000. Ele profetizou um mundo sem fronteiras, o fim das ideologias, o livre mercado global, a ascensão das mulheres, a subida espetacular dos Tigres Asiáticos e o triunfo do individualismo e das minorias. A profecia que mais surpreendeu os críticos: o renascimento religioso, ou o Retorno   do Sagrado.

TORNOU-SE clássica a afirmação de Nietzsche: Deus morreu!  Os profetas da morte de Deus não são de hoje. Ganharam intensidade maior com o Iluminismo. A espiritualidade, diziam os iluministas, era privilégio dos ignorantes e devia ser jogada na lata de lixo da história. Quantas divisões tem o Papa, interrogou o iracundo Joseph Stalin, na partilha do mundo no após guerra?

HOJE o pensamento religioso está em toda parte, embora de forma ambígua. Há religiões de todo o tipo, tamanho e para todos os gostos. São centenas, milhares de religiões chamadas independentes. Sem passado, sem história, sem mística, sem coerência religiosa, sem futuro.

QUAL É mesmo o pressuposto para fundar uma religião?  No conflito com o Papa Pio VII, o imperador Napoleão recebeu uma tentadora proposta. Um certo Lepeaux ofereceu-lhe um projeto para uma nova religião. Com isso, o Imperador estaria livre de Roma e de suas leis, poderia ficar com os bens das dioceses, divorciar-se e casar quantas vezes quisesse.

MESMO percebendo as vantagens, Napoleão manteve o bom senso e indicou a Lepeaux as condições: você será  preso, flagelado, coroados de espinhos, crucificado e morrerá na cruz..  Ai você ressuscita no Terceiro Dia.  Depois disso, fundaremos a nova religião.

A RESSURREIÇÃO de Jesus é um fato único e jamais se repetirá. A morte não devolve suas vítimas, mas o Amor do Pai é maior do que a morte. Paulo apóstolo lembra que nossa Fé sustenta-se sobre um pilar único: a Ressurreição de Jesus.

É ISTO que nos festejamos na Semana que chamamos de Santa. Como as mulheres do Evangelho, voltamos ao túmulo e lá ficaremos sabendo desta incrível, mas verdadeira notícia: Ele voltou da morte. E com isso abriu - para nós - a porta da Ressurreição. Feliz Páscoa!
Itamar Vian
Arcebispo Emérito



Nenhum comentário: