domingo, 2 de maio de 2021

Fausto Nilo. Você conhece?

 

        Há décadas as emissoras de rádio pararam de dizer o nome dos autores das músicas que levam ao ar. Hoje em dia, algumas sequer informam os nomes dos cantores. Talvez isso explique como um compositor de cerca de 400 sucessos nacionais, gravados por uma grande diversidade de cantores brasileiros, com músicas inclusas em trilhas de novelas, seja desconhecido até no próprio estado onde nasceu. Eu sabia que Fausto Nilo era um compositor gravado por muitos artistas, mas me surpreendi com a quantidade de sucessos, a variedade de estilos, e também em saber que ele é um arquiteto reconhecido nacionalmente, com maravilhosas obras espalhadas por este grande Brasil. Resolvemos então, eu e Maura, trazer para os amigos do nosso blog, um pouco da história deste grande talento brasileiro: Com vocês, Fausto Nilo:


        Fausto Nilo Costa Júnior é natural de Quixeramobim (Ce), nascido a 05 de abril de 1944. Deixou a cidade natal aos onze anos e foi para Fortaleza onde viria a se formar em Arquitetura na Universidade Federal do Ceará. Em 1971 mudou-se para Brasília e depois São Paulo e Rio de Janeiro. É compositor, arquiteto e poeta. É considerado até hoje, ao lado de nomes como, Gilberto Gil, Tom Jobim e Noel Rosa, um dos compositores mais exitosos do país, com cerca de 400 sucessos interpretados por inúmeros artistas de peso. Iniciou sua carreira profissional na década de 70, quando conheceu o Pessoal do Ceará, tendo escrito letras para Fagner, Belchior, Petrúcio Maia e Manassés. Em 1972, teve registrado pela primeira vez seu trabalho de compositor, com a gravação de sua música "Fim do mundo" em parceria cor Raimundo Fagner, por Marília Medalha. Em 1976, iniciou sua parceria com Moraes Moreira. Cinco anos depois ocupou as paradas de sucesso com suas canções "Pequenino cão" e "Pão e poesia", gravadas por Simone, "Eu também quero beijar", por Pepeu Gomes, "Amor nas estrelas", por Nara Leão, "Zanzibar", pelo grupo A Cor do Som, "Meninas do Brasil", por Moraes Moreira e "O elefante", por Robertinho de Recife. Compôs "Santa fé", tema de abertura da novela "Roque Santeiro", da TV Globo, interpretada por Moraes Moreira, e o tema de abertura da novela "Pedra sobre pedra", também da  TV Globo.


        Autor de mais de 400 músicas gravadas, ao longo de seus mais de 40 anos de carreira, suas músicas foram registradas ininterruptamente por artistas como Maria Bethânia, Nara Leão, Fagner, Gal Costa, Elba Ramalho, Moraes Moreira, Ednardo, Pepeu Gomes, Ney Matogrosso, Amelinha, Simone, Chico Buarque, Baby Consuelo, Lulu Santos, Ana Karan, Geraldo Azevedo, Caetano Veloso, A Cor do Som, Zé Ramalho e Cidade Negra, entre outros.  Vive em Fortaleza, onde trabalha em seu escritório de arquitetura e urbanismo.   Registrou, com sua própria voz, uma parte de sua obra no CD "Esquinas do deserto", gravado em 1994, quando da comemoração aos 50 anos do letrista, sob o patrocínio da Fundação Demócrito Rocha, em Fortaleza. Em 1996, sua composição "Letras Negras", (com Geraldo Azevedo) foi gravada por Fagner, no CD "Fagner", lançado pela BMG Brasil. Em 1998 teve as composições "Astro vagabundo", "Horas azuis", "Retrovisor", parcerias com Fagner, e "Retrato marrom", parceria com Rodger Rogério, gravadas pelo cantor cearense Fagner. Em 2000 teve a composição "Hoje amanhã", parceria com Geraldo Azevedo, gravada por este último em CD com o mesmo título. Em 2001 compôs com Fagner as músicas "O vinho" e "Jardim dos animais", gravadas por Fagner na Sony. Em 2003, "Canhoteiro" (c/ Zeca Baleiro e Celso  Borges) foi gravada por Fagner e Zeca Baleiro, no CD "Fagner e Zeca Baleiro", lançado pela Indie Records. Em 2004, teve as músicas "Dezembros" (c/ Fagner); "Rosa da China" (c/ Fagner); e "Palavras e Silêncios" (c/ Zeca Baleiro), gravadas por Fagner, no CD "Donos do Brasil", lançado pela Indie Records. Em 2007, "Esquina do Brasil" (c/ Evaldo Gouveia), foi gravada por Fagner, no CD "Fortaleza", lançado pela Som Livre. No mesmo ano, suas músicas com Dominguinhos "Ninguém é melhor que você" e "Casa tudo azul" foram gravadas por Liv Moraes, filha de Dominguinhos. Em 2012, teve sua música "Cartaz" (c/ Francisco Casaverde) gravada pela dupla sertaneja Jorge e Mateus, no DVD "A hora é agora", lançado pela Som Livre. Em 2014, voltou a músicas gravadas por Fagner, dessa vez no disco "Pássaros urbanos", lançado pela Sony Music. Elas foram "Balada fingida", parceria com o próprio Fagner, e "Arranha céu", parceria com Michael Sullivan.

Fausto Nilo Arquitetura

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Mercado do Peixe

Fausto Nilo é arquiteto formado há mais de 40 anos. Hoje, é sócio presidente da empresa Fausto Nilo Arquitetura, na qual desenvolve projetos de edificações, complexos de uso público, equipamentos turísticos, planos diretores e projetos de urbanismo em diversas escalas. Entre as obras de edificação se destacam aquelas de uso público em que foi coautor, como a reforma e adaptação da Ponte dos Ingleses, o Mercado São Sebastião, a Nova Praça do Ferreira, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a reforma e adaptação do Hotel Oásis Atlântico, vários centros educacionais e edifícios residenciais multifamiliares, todos em Fortaleza.

Com informações do Dicionário Cravo Albin da MPB


Apresentação de Fausto Nilo e Moraes Moreira (falecido em abril do ano passado), realizada em julho de 2019, durante a Mostra Sesc de Culturas - Sertão Central

Nenhum comentário: