quarta-feira, 19 de maio de 2021

Como funcionam as leis cósmicas

Muita gente não entende por que há tantas pessoas ruins se dando bem, gozando saúde e prosperidade enquanto pessoas boas e humildes estão passando por privações, doenças penosas, batalhando duro para viver e cheias de problemas sem solução.

Para compreender isso é preciso entender como funcionam as leis cósmicas que regem a vida. A Lei de Justiça Cósmica não erra jamais e cada um só passa pelo que necessita para poder evoluir e desenvolver os potenciais de espírito eterno. Nada está errado perante a Divina Justiça que rege o universo infinito.

Na vida cada um colhe só o que planta, mas essa colheita precisa acontecer no tempo certo de acordo à maturidade do espírito. De nada adianta “punir” uma pessoa ruim, que comete maldades, se ela ainda não está preparada para assimilar essa lição. As pessoas chamadas más, na verdade são ignorantes ou doentes. Como essas pessoas são muito espertas e ousadas, conseguem progredir em muitos aspectos. Deus não tem pressa e um dia, quando estiverem preparadas, receberão todas as reações negativas de suas ações.

Em nossa revolta queríamos que os maus fossem punidos logo, mas devemos lembrar que nosso tempo é equivocado, enquanto o tempo de Deus é perfeito. As coisas não acontecem na hora que nós gostaríamos, mas sim na hora que precisam acontecer.

Se uma pessoa que não estiver preparada para sofrer, receber logo os resultados de suas ações, de nada vai adiantar. O sofrimento para essa pessoa será motivo de revolta, rebeldia e piora. Por isso Deus permite que as pessoas ruins passem um longo tempo prosperando, sem ter nenhum problema mais sério, para depois, quando for oportuno chamá-los à responsabilidade de seus atos.

Já as pessoas boas que estão sofrendo é porque já possuem habilidades para fazer melhor e não fazem. Os espíritos sábios disseram a Allan Kardec que o bem não vence o mal porque o bem é tímido. Infelizmente as pessoas boas não têm a mesma coragem, audácia e ousadia das pessoas más. Se tivessem o mal já teria sido derrotado no planeta.

Os bons são conformados, aceitam as coisas sem questionar, sem lutar, sem perseguir seus objetivos. Geralmente as pessoas muito boas não conseguem colocar seus sonhos de pé. Mas por que isso? É que nossa cultura ensina que ser bom é se anular, é ficar por último em tudo, é fazer tudo pelos outros e esquecer da gente, é se contrariar, ficar mal para agradar os outros. Isso é profundamente errado. Acreditando nisso, as pessoas de alma boa passam a se subjugar, a pensar pequeno, a se inibir e se reprimir por causa dos outros. Enquanto acreditarmos nessas ideias erradas o bem não irá vencer.

É claro que não precisamos sair por aí fazendo uma guerra ou agindo com violência, mas devíamos ter mais ousadia, esperteza, audácia e coragem. Vamos pensar nisso. Fazer nosso mundo melhor não é só ficar rezando, dizendo sim a tudo, fazendo o papel de pacifista e pedindo a Deus que as coisas mudem. Fazer o mundo melhor é sair do campo das ideias e ir para a ação. Você está pronto (a) para isso?

 *Maurício de Castro é professor e escritor espiritualista. Publicou dezenas de romances psicografados, ditados pelos espíritos Hermes e Saulo.  

Nenhum comentário: