segunda-feira, 17 de maio de 2021

Município garante o acesso à saúde para população LGBTQIA+

Garantir o acesso à saúde da população LGBTQIA+. Com esse propósito, a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Saúde, implantou um grupo técnico, nesta segunda-feira, 17, para acolher os integrantes da sigla.  Esta data é marcada como Dia Internacional de Combate à LGBTfobia.  

A apresentação e posse dos integrantes da comissão foram realizadas na manhã de hoje (17), no auditório da UniFTC. A solenidade contou com a presença do secretário de Saúde, Marcelo Britto, da secretária extraordinária de Políticas para as Mulheres, Gerusa Sampaio, e da equipe multidisciplinar envolvida no projeto.

A comissão foi criada para discutir e implementar estratégias, ações de educação permanente e articular demandas do cumprimento das políticas específicas para este grupo. O comitê será coordenado pelo enfermeiro Valterney de Oliveira e contará com o apoio de uma equipe multidisciplinar para capacitar os profissionais que atuam na assistência à saúde no município.

Durante a cerimônia, o secretário de Saúde Marcelo Britto parabenizou os profissionais e reforçou que  gestão municipal está empenhada em apoiar todas as ações do projeto.

“Existem políticas de saúde que precisam ser implementadas especificamente para esse grupo e vamos fazer de tudo para levar saúde ao público LGBTQIA+”, afirmou.

A secretária de Políticas para as Mulheres, Gerusa Sampaio, enfatizou que o projeto é de extrema relevância para o município.

“O propósito é garantir os princípios doutrinários do SUS a todas as pessoas, assegurando-as uma assistência integral, além de operacionalizar a política nacional de saúde integral da população LGBTQIA+ que já existe há 10 anos em nosso país”, disse.

“A criação de um grupo técnico era uma pauta sempre discutida e, agora, com a gestão atual temos a felicidade de colocá-la em prática”, pontuou o enfermeiro Valterney de Oliveira ao parabenizar o Governo Municipal.

Nenhum comentário: