domingo, 16 de maio de 2021

Os fabulosos volantes do Fluminense

 

A camisa 5 no futebol, anos atrás, era muito importante e sempre usada por alguém com  muita habilidade para  começar a armar o jogo na defesa e conduzir a  bola para o ataque, procurando contato com o meia-esquerda, geralmente canhoto, e “figura de proa” dentro do time. O Fluminense de Feira foi pródigo em revelar e contratar jogadores para essa função essencial, que no futebol atual está ofuscada, ou desaparecida, já que hoje as equipes utilizam vários “volantes” muito mais com a  função defensiva, os chamados volantes de contenção.

Na década de 50, quando o tricolor, hoje na segunda divisão do futebol baiano, começou sua vitoriosa participação no futebol profissional, Alfredo, Maneca, Hosannah Bahia, Flavio e outros destacados atletas vestiram a 5 com qualidade. E foi a partir daí que essa camisa ganhou maior valorização e respeito, tornando-se o manto de grandes craques. Nilsinho, Paraíba II, Chinesinho, Carlinhos, Carlinhos Feirense, Reginaldo Tabica, Edinho, Ubaldo Oliveira, Merrinho, Júlio Porto, Joselito, foram verdadeiros ídolos de uma época de ouro do futebol local e nacional.

Nilsinho de um tempo anterior, Paraíba II nos anos 60, Merrinho, Hélio Abacate, Reginaldo Tabica, nos anos 70,  Joselito, da década de 80, até hoje são lembrados com carinho e saudade pela torcida. Outro nome inesquecível Ubaldo Oliveira, jogador que começou no Mecânico F.C do Sobradinho, e atuava com a mesma qualidade na lateral direita ou  com  a camisa 5. Pena que o torcedor de hoje  não teve a oportunidade de ver  craques como esses   em campo. Por isso podemos dizer: fomos privilegiados!

 

Nenhum comentário: