quinta-feira, 14 de maio de 2015

Sedeso adere à paralisação nacional

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Feira de Santana (Sedeso) vai aderir à paralisação nacional dos serviços de assistência social, que será realizada nesta sexta-feira, 15. A decisão dos gestores sociais de apoiarem o movimento se dá em protesto contra os atrasos dos repasses de recursos destinados à assistência social para os municípios pelo Governo Federal.
A paralisação foi definida pelos gestores de assistência social durante reunião do Colegiado Nacional de Gestores de Assistência Social (Coegemas), realizada em Fortaleza, no Ceará, no período de 28 a 30 de abril. A data da mobilização coincide com o Dia do Assistente Social.
O secretário da Sedeso, Ildes Ferreira, revela que os atrasos nos repasses dos recursos federais já vêm ocorrendo desde o ano passado e inviabilizando a execução de diversos programas sociais. “A paralisação tem por objetivo advertir e pressionar o Governo Federal para que cumpra suas obrigações legais e se possa assim manter os serviços de assistência social”, frisou.
Em todos os municípios, a recomendação é que se realize alguma ação política para marcar o dia de mobilização nacional. Em Feira de Santana ocorrerá uma sessão especial na Câmara Municipal com todos os trabalhadores do Serviço Único de Assistência Social (SUAS), a partir das 8h30min.
Os atrasos nos repasses aos municípios dos recursos para as ações de assistência social foram iniciados pelo Governo Federal em abril de 2014. “Recursos esses que deveriam ser transferidos de forma regular e automática, como sempre ocorreu. E esses atrasos estão inviabilizando as ações de assistência social”, observou Ildes Ferreira.


Nenhum comentário: