sábado, 2 de maio de 2015

Arte e música invadem a Rua Nova

A arte e a cultura literalmente invadiram as vias públicas do bairro Rua Nova, na tarde desta sexta-feira, 1º de maio, durante a 1ª Caminhada Solidária do Dia do Trabalhador. A iniciativa faz parte do Projeto de Percussão Zé das Congas e arrastou cerca de 50 artistas durante apresentação musical com instrumentos de percussão fabricado por eles próprios.

A iniciativa conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), de Desenvolvimento Social (Sedeso) e de Comunicação Social (Secom).

O projeto é mantido pelo Instituto de Música, Arte e Percussão Zé das Congas, que envolve cerca de 200 menores do bairro Rua Nova, e conta também com apoio de artistas como Nilton Rasta, Zig-Zag e Nelson Mandela, além do artista plástico Sílvio Pires, que durante o início do desfile pintou o rosto do patrono do instituto na faixada do prédio.

Os novos músicos desfilaram pelas ruas tocando instrumentos de percussão confeccionados com materiais reciclados, a exemplo da zabumba produzida com compensado flexível, cowbel feito de zinco, tarô de cano PVC, o timbalde (timbau feito de balde), congas feitas de coqueiro, djember confeccionado com lata e o xiquerê feito de cabaça.

  Idealizador do projeto, José Pereira dos Santos, 39 anos, mais conhecido como Zé das Congas, vislumbra com a iniciativa a difusão da cultura e da arte no bairro Rua Nova.  (Secom)

Nenhum comentário: