segunda-feira, 15 de junho de 2015

Caetano e Gil. Dois amigos - Um Século de Música.

A sintonia entre Gilberto Gil e Caetano Veloso é tamanha que vira e mexe um completa o pensamento do outro. Gil adivinha os fins de frase de Caetano e por vezes faz coro às suas últimas palavras como uma segunda voz. Ou então a conversa de repente vira um pingue-pongue, com as respostas sendo construídas como uma canção.
Na tarde de uma quarta-feira, Caetano Veloso e Gilberto Gil se encontravam no amplo estúdio da Gegê Edições, produtora de Gil no Rio, para o primeiro dos ensaios para a turnê "Dois Amigos ─ Um Século de Música".
O reencontro dos dois no palco acontecerá em 11 países europeus a partir de 25 de junho, começando por Amsterdã, na Holanda. É mais um desdobramento da parceria visceral que nasceu em 1963, quando Caetano e Gil se conheceram na Bahia, à época estudantes universitários dando os primeiros passos na carreira.
Aos 72 anos, nascidos no mesmo ano com um mês e meio de diferença, um diz que não seria o que é hoje sem o outro. "Se eu toco um pouco de violão, é porque vi ele tocar e copiei seus movimentos e tentei entender o que significavam", diz Caetano sobre Gil.
"E se eu aprofundei a minha curiosidade sobre as palavras, a poesia, é totalmente por causa dele. Ele me ensinou a realmente explorar a minha alma em busca das questões humanas, sociológicas. É uma das pessoas mais profundas que já conheci."
"Meu Deus!", reage Caetano à bajulação do amigo, e os dois irrompem em risos. A música brasileira também não seria a mesma sem os dois.
A turnê agora comemora 50 anos de suas carreiras, data contada a partir da primeira gravação de cada um, em 1965 ─ somando um século de produção musical. É a primeira turnê que os dois fazem juntos em 21 anos, desde que apresentaram ao mundo o show ligado ao álbum Tropicália 2, em 1994. (Leia matéria completa no BBCBrasil)


Nenhum comentário: