Em meio a uma
série de más notícias na economia e cortes de gastos públicos, foi anunciado
nesta terça-feira um pacote bilionário de concessões para a construção,
ampliação ou operação de estradas, portos, aeroportos e ferrovias.
Trata-se da segunda
fase do chamado Programa de Investimento em Logística (PIL), lançado em 2012 e
que é a grande aposta do governo para criar uma "agenda positiva" na
economia.
O pacote lista
uma série de projetos a serem licitados, totalizando R$ 198,4 bilhões em investimentos,
dos quais R$ 69,8 bilhões seriam investidos até 2018. Entre os destaques estão
os aportes em ferrovias, que devem representar cerca de 40% do total, e os
aeroportos regionais.
André Perfeito,
economista da Gradual investimentos, explica que, em um contexto de orçamento
apertado, "o governo avança nessas concessões para tentar dividir com o
setor privado os custos do financiamento dessa infraestrutura, crucial para se
começar a resolver os gargalos da economia brasileira".
"Trata-se
de um esforço positivo para melhorar uma das principais componentes do
crescimento econômico – o investimento – embora haja incertezas sobre a
implementação do programa."
A BBC listou
quatro pontos do pacote que, segundo especialistas, devem dizer muito sobre o
seu impacto potencial e sobre possíveis novos rumos da economia brasileira. Click aqui e confira.
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