terça-feira, 9 de junho de 2015

Quatro pontos para ficar de olho no novo pacote de concessões

Em meio a uma série de más notícias na economia e cortes de gastos públicos, foi anunciado nesta terça-feira um pacote bilionário de concessões para a construção, ampliação ou operação de estradas, portos, aeroportos e ferrovias.
Trata-se da segunda fase do chamado Programa de Investimento em Logística (PIL), lançado em 2012 e que é a grande aposta do governo para criar uma "agenda positiva" na economia.
O pacote lista uma série de projetos a serem licitados, totalizando R$ 198,4 bilhões em investimentos, dos quais R$ 69,8 bilhões seriam investidos até 2018. Entre os destaques estão os aportes em ferrovias, que devem representar cerca de 40% do total, e os aeroportos regionais.
André Perfeito, economista da Gradual investimentos, explica que, em um contexto de orçamento apertado, "o governo avança nessas concessões para tentar dividir com o setor privado os custos do financiamento dessa infraestrutura, crucial para se começar a resolver os gargalos da economia brasileira".
"Trata-se de um esforço positivo para melhorar uma das principais componentes do crescimento econômico – o investimento – embora haja incertezas sobre a implementação do programa."
A BBC listou quatro pontos do pacote que, segundo especialistas, devem dizer muito sobre o seu impacto potencial e sobre possíveis novos rumos da economia brasileira. Click aqui e confira.


Nenhum comentário: