terça-feira, 2 de junho de 2015

Persistente e avesso a críticas, Blatter põe fim a era como ‘chefão’ da Fifa

Menos de uma semana depois de ser eleito para um quinto mandato, o presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, de 79 anos, anunciou nesta terça-feira que vai deixar o cargo quando forem convocadas eleições extraordinárias antecipadas para substituí-lo.

Espera-se que o congresso extraordinário que vai eleger o sucessor de Blatter aconteça entre dezembro deste ano e março do ano que vem. Até lá, ele deve permanecer no cargo.

O pedido de renúncia ocorre em meio a investigações, pelo Departamento de Justiça americano, de um amplo esquema de propinas envolvendo altos dirigentes da entidade, no mais grave escândalo de sua história. Sete executivos da entidade foram presos, entre eles o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente e atual vice da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Blatter não foi citado nas denúncias do governo americano, mas vinha sendo pressionado a deixar o cargo, que ocupa há 17 anos. E seu braço direito, Jerôme Valcke, foi mencionado nas investigações, segundo reportagem do New York Times. Nesta terça-feira, pouco depois do anúncio do suíço, a rede de TV americana ABC News afirmou que o agora ex-presidente da Fifa também está sendo investigado pelo FBI.

"Meu mandato parece não ter o apoio de todo mundo", disse Blatter em entrevista coletiva nesta terça-feira. "Pensei profundamente sobre a minha decisão. Prezo e amo a Fifa e só quero fazer o melhor. A Fifa precisa de uma reestruturação profunda."

A renúncia marca o fim de sua era como o homem "intocável" na Fifa, que se manteve por tanto tempo no poder apesar de suspeitas de más práticas envolverem há anos a entidade máxima do futebol. (BBCBrasil)

Nenhum comentário: