Autorizada pelo
governo da União através do Ministério das Cidades, o projeto é financiado pela
Caixa Econômica Federal e custará aos cofres municipais R$ 94.556 milhões.
Os ônibus do BRT local serão programados para circular em 9,5 quilômetros de
vias expressas, tendo como corredores principais as avenidas João Durval Carneiro
e Getúlio Vargas, onde também serão construídas mais duas estações de
transbordo.
Com vistas a
dar mais fluidez ao trânsito nas artérias por onde passará o novo sistema de
transporte público, os cruzamentos das avenidas Getúlio Vargas com a Maria
Quitéria, e a Maria Quitéria com a Presidente Dutra vão receber a implantação
de passagens de nível.
Estas
intervenções demandarão serviços complexos de drenagem, cuja tecnologia
utilizada pela engenharia civil não causará nenhum transtorno ao cotidiano da
cidade. A drenagem sairá da Avenida João Durval Carneiro, passando pela Maria
Quitéria, Avenida Sampaio e a rua Marechal Deodoro, desaguando na Estação de
Tratamento da Embasa.
Enquanto a
Avenida Getúlio Vargas ganhará, por sob suas árvores, espaços de convivência
social com banquinhos, brinquedos e jogos para crianças e adultos, a Avenida
Maria Quitéria receberá, por entre o seu canteiro central, uma ciclovia
com traçado sinuoso. (Secom)
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