terça-feira, 23 de junho de 2015

Imigrantes brasileiros fogem de crise e voltam a Reino Unido

O brasileiro Hiany Dipapidis, de 27 anos, morou no Reino Unido há seis anos e voltou para o Brasil durante a crise financeira internacional. Há dois meses, regressou a Londres. Os motivos são os mesmos que estão levando muitos brasileiros ao exílio voluntário em outro destino comum, Miami, nos Estados Unidos: crise econômica, desvalorização do real e insatisfação com o governo.
"A situação no Brasil está muito ruim. O PT governa para os pobres. O Aécio ia governar para a classe média. Isso sem falar na corrupção", diz Dipapidis, que é entregador de pizza.
Desde a reeleição da presidente Dilma Rousseff no ano passado e com a deterioração da economia, o Reino Unido vive uma nova onda de imigração de brasileiros, de acordo com associações de brasileiros e advogados especializados em imigração ouvidos pela BBC Brasil.
Eles destacam que os motivos não são apenas políticos: a crise econômica se acentuou desde então e a libra se valorizou no período.
"Desde novembro é absurda a quantidade de gente vindo para cá. O número de associados aumentou cinco vezes", diz Carlos Mellinger, da Casa do Brasil - associação que auxilia brasileiros no Reino Unido.

"A libra está valendo quase R$ 5, o que beneficia quem manda dinheiro para o Brasil", diz Carlos. "E muita gente é antigoverno, diz que não aguenta mais a 'roubalheira'", afirma. (BBCBrasil)

Nenhum comentário: