segunda-feira, 1 de junho de 2015

Espiritismo x Esoterismo

O espiritismo criado por Kardec não era nenhuma religião e muito menos o modelo atualmente praticado no Brasil. Tanto é verdade que a França só veio a praticar o espiritismo que praticamos atualmente por interferência de Divaldo Franco e outros espíritas brasileiros.
A idéia de estudar a espiritualidade vai muito além do kardecismo e ultrapassa galáxias, universos paralelos, civilizações dimensionais, etc.
A pretensão de Kardec não era implantar essa linha “kardecista” que existe hoje, mas sim, facultar o estudo espírita a qualquer um que quisesse conhecer o mecanismo da espiritualidade.
A riqueza do nosso espiritismo só veio depois, com a associação das tradições afro-indígenas aliadas às observações científicas do pedagogo Kardec.
Essa escolinha kardecista até ganhou cunho doutrinário e hoje os livros de Kardec são considerados as obras básicas do espiritismo e também do esoterismo. O objetivo de quem estuda o espiritismo não é usá-lo em benefício próprio e sim oferecer ajuda espiritual a qualquer um que esteja necessitando. A verdade é que para alguém prestar uma boa ajuda espiritual a outro é necessário ir um pouco além do kardecismo. É necessário, pelo menos, conhecer as cinco forças que interferem diretamente na vida das pessoas, (manipulação quântica, escolhas erradas, sistema familiar, guardiões do carma e desafetos do passado) e como essas se tornam beneficiárias ou vitimas das mesmas.
Manipulação quântica: é quando alguém manipula energias, proposital ou acidentalmente, para si ou para os outros, com finalidades diversas. Isso independente da interferência de entidades do bem ou do mal.
Ex: A energia do seca pimenteira, energia das pirâmides, energia dos cristas e também dos trabalhos feitos em encruzilhadas ou altares, por magos, entendidos ou acidentalmente pela própria pessoa.
Escolhas erradas: é quando se luta obsessivamente para conseguir um bem, uma posição ou emprego rentável visando um numerário que pouco lhe será útil. O objetivo pode ser alcançado independente de ajuda espiritual e até gerar satisfação, mas isso não significa a escolha certa.
Ex: Menosprezar ou dispensar a avaliação do Anjo de Guarda pode, simplesmente, significar  a ativação de algum gatilhos para pagamentos cármicos.
Sistema familiar: São forças dos antepassados, que preservam as tradições hereditárias e síndromes familiares.
Ex: São as hierarquias das “Constelações Familiares Sistêmicas” atualmente trabalhadas por consteladores.
Guardiões do Carma (Anjos de guarda e justiceiros): O “anjo de guarda” trabalha as intuições e as idéias, já os “justiceiros” implantam elítrios de autopunição com os desejos e remorsos da pessoa. Não se trata de débitos cármicos e sim de como a pessoa gostaria de pagar ou viver sua próxima encarnação.
Ex: São as avaliações do que fez ou deixou de fazer quando encarnado e como gostaria de voltar para sua próxima encarnação.
Desafetos do passado: Não se trata de remorsos e nem de desejos. São os desafetos das antigas encarnações.
Ex: Esses desafetos são os obsessores. São os familiares e companheiros de vidas passadas.
Sem esses conhecimentos que se iniciam no kardecismo fica difícil se ajudar alguém apenas equilibrando chakras, aplicando passes ou frequentando Centros Espíritas e Templos.
Conrado Dantas

Nenhum comentário: