segunda-feira, 3 de maio de 2021

Edição Especial do Festival de Sanfoneiros recebe inscrições de 17 estados

Cícero Feitosa (15 anos) foi um dos premiados do 9º Festival de Sanfoneiros

 O fole da sanfona vai roncar nos mais variados ritmos na Edição Especial do Festival de Sanfoneiros. Instrumentistas de diversos rincões do Brasil vão ter oportunidade de fazer a plateia, mesmo que virtual, se embalar no remelexo da sanfona em apresentações carregadas de entusiasmo, virtuosismo e emoção.

O evento promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), alcançou 96 inscrições de músicos de quatro regiões brasileiras. Com tema “Panorama e diversidade da sanfona no Brasil”, as manifestações de interesse foram encerradas no último dia 20.

Além do Nordeste, os inscritos representam também as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul são os três estados com maior número de participantes, seguidos por São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Goiás, Paraíba, Paraná, Piauí, Santa Catarina, Alagoas, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.

O período pandêmico levou o evento a uma nova modalidade, agora virtual. Os vídeos selecionados serão transformados em um programa a ser exibido em TVs, Youtube e também redes sociais. A premiação apresenta o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) e certificado digital de participação aos eleitos.

De acordo com Aldo Morais, diretor do Cuca, com a nova edição em formato remoto é possível alcançar pontos de vista territoriais, assim como a vasta diversidade estilística e rítmica. "O objetivo da 10ª edição do festival é focar exatamente na naturalidade e diversidade da sanfona no Brasil. Neste sentido, a versão virtual embora ela perca com ausência da presencialidade, por outro lado ganha significativamente na possibilidade de mostrar ritmos, tendências, variações instrumentais de todo o país, o que dificilmente nós conseguiríamos mostrar no evento presencial”, declarou.

Outras informações podem ser através do e-mail [email protected] ou no Site do Cuca.

Nenhum comentário: