quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Alex Ferraz

Sem saída?
A Avenida Pinto de Aguiar, recém-reinaugurada, trava completamente à noite, sentido São Rafael. O Complexo Viário do Imbuí não resolveu o problema da Paralela sentido Centro, tampouco a passarela da Madeireira Brotas foi alguma solução. Estamos diante de uma situação surreal: obras viárias que nos levam rapidamente...De um engarrafamento a outro!

"Liberdade é o direito de fazer tudo aquilo que as leis permitem." (Barão de Montesquieu)

Vão imprensar a imprensa? 
A notícia, com informações da Agência Senado: "O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) alertou nesta terça-feira (28) que o Senado precisa tomar providências para garantir pela liberdade de imprensa no país.
Para isso, ele pediu à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) que cobre dos futuros ministros do Supremo Tribunal Federal compromisso com a imprensa livre.
O senador disse considerar isso necessário por temer que o Partido dos Trabalhadores adote alguma medida para cercear a atuação da imprensa.
A preocupação se deve, especialmente, ao ataque à redação da revista Veja na semana passada por causa de reportagem afirmando que os presidentes Dilma e Lula sabiam da corrupção na Petrobras."

Ainda sobre a imprensa (I)
O senador prosseguiu afirmando que até 2018, a presidente Dilma Rousseff escolherá mais cinco ministros do Supremo Tribunal Federal, que conta com 11 ministros.
E isso fará com que, ao longo de 16 anos, um total de 18 membros da Suprema Corte tenham sido indicados pelos governos do PT: oito por Luiz Inácio Lula da Silva e 10 por Dilma.
'É inadmissível que este Senado da República aprove novos ministros do Supremo Tribunal Federal que venham a colaborar com o cerceamento da liberdade de imprensa."

Ainda sobre a imprensa (II)
O comentário: desde 2003 que se tenta criar um mecanismo oficial que, sob o eufemismo de "regular" a imprensa, na verdade pretende cercear a liberdade de expressão.
O medo da imprensa livre gerou tremendos ataques à liberdade de expressão nesta campanha eleitoral e o ódio está guardado, inclusive para garantir que o "império" de perpetue.

Ainda sobre a imprensa (III)
Seria profundamente lamentável que o cerceamento da liberdade de imprensa ocorresse no governo Dilma, pois esta, quando tomou posse, disse preferir "o barulho da imprensa livre ao silêncio da censura".
E ela sabe exatamente do que está falando, pois viveu - e foi presa e torturada - na época obscura da ditadura, quando imperava a censura explícita à imprensa.

Um momento de grande humor
Quando Churchill fez 80 anos um repórter de menos de 30 foi fotografá-lo e disse :
- Sir Winston, espero fotografá-lo novamente nos seus 90 anos ...
Resposta de Churchill :
- Por que não ? Você me parece bastante saudável ...

Um momento de história atual
Há 147 anos, no Diário do Rio, Machado de Assis escrevia:  “Não podemos furtar-nos a um sentimento de tristeza, vendo o estranho abuso que se faz da ficção constitucional, em virtude da qual o príncipe vem repetir uma série de falsidades e lugares comuns. E o governo nem sempre se limita às inexatidões; vai às vezes até as proposições absurdas e extravagantes”.
Qualquer semelhança com os dias de hoje será mera coincidência?

Nenhum comentário: