segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Alex Ferraz



PORTUGUÊS
A notícia: "A língua portuguesa é a quinta mais usada na internet em todo o mundo, apontou pesquisa divulgada nesta quinta-feira (2) pela empresa de estatísticas Internet World Stats." O comentário: e certamente é a mais deteriorada nas redes sociais. Nunca vi tantos erros. Nossa!

"Burocracia: uma dificuldade para cada solução." (H. Samuel)

As filas seriam realmente inevitáveis?
Ontem pela manhã, por volta das 6h30, estava formada uma gigantesca fila na Rua Carlos Gomes, creio que para tratar de seguro desemprego ou carteira de trabalho, situação que se repete todos os dias e começa ainda antes de o sol nascer.
Também ontem, outra enorme fila se formava na mesma Carlos Gomes, desta feita mais próximo à Praça Castro Alves, para um atendimento que não consegui identificar, mas também parecia coisa iniciada ainda na madrugada. Há filas também para marcar consultas em hospitais, estas começando muitas vezes na noite anterior, como existem filas e longa espera para tirar carteira de identidade, reconhecer firmas em cartórios, nos bancos etc.etc
A pergunta é: por que temos que enfrentar essas filas? Nos serviços federais, a situação contradiz com as centenas de milhares de funcionários públicos e a fabulosa arrecadação. Ou seja, não faltariam pessoas nem dinheiro para que o atendimento fosse ampliado a ponto, claro, de não haver filas! Nos serviços estaduais e municipais, se fosse dada prioridade ao bem estar da população, também não seria difícil acabar com as filas. E nos bancos privados e supermercados, então, não há o que dizer.
O pior é que as pessoas se espantam quando se fala em zerar filas. Mas isto é possível, sim. Claro que seriam necessários espaços bem mais amplos, quintuplicar o números de atendentes etc. Mas isto que pode parecer uma tarefa inexequível é fichinha diante da construção de diversos estádios em tempo recorde e com gasto idem.

Parque São Bartolomeu
Após passar por obras de requalificação, o Parque São Bartolomeu, em Pirajá, foi entregue à população.
Boa notícia, mas devemos prestar atenção a um detalhe muito importante: a segurança. O local é conhecido por ser usado como desova de corpos e é fundamental que seja garantido policiamento diuturno, a fim de não se tornar uma armadilha.

Ostentação patética (I)
A diplomacia brasileira esbanja de uma maneira ridícula nos países de primeiro mundo. Por exemplo, o embaixador na Suécia, Marcos Pinta Gama, pretende trocar sua residência atual em Estocolmo, que custa aos cofres públicos brasileiros R$ 36 mil de aluguel, por outra, equivalente a R$ 70 mil.

Ostentação patética (II)
Este não é o único caso, e temos ainda castelos alugados para residência de embaixador em outros países europeus.
Esse tipo de ostentação é característico de países cujos governantes têm mentalidade curta. Como explicar tanto luxo e gasto por governos de uma nação onde ainda há gente passando fome, as prisões são masmorras medievais e há, enfim, tanto lixo sob o tapete?

E que venha mais inflação!
A gasolina vai ficar mais cara ainda este ano, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em entrevista ao G1.
Já com um pé na rua, pois foi demitido em público pela presidente Dilma recentemente, Mantega parece estar afirmando algo inexorável e, claro, mandando um fogo amigo para a presidente. Hum!

Estão usando o Facebook?
Seja em santa Catarina ou no Maranhão, as autoridades policiais afirmam claramente que as ordens para os atos de terror que vêm acontecendo "partem de dentro dos presídios". Ora, como? O uso do celular é livre? Ou são advogados que levam as informações? 

Nenhum comentário: