domingo, 19 de outubro de 2014

Mesmo sem horário de verão, Bahia terá alguns serviços com horários antecipados



Mesmo a Bahia não tendo aderido ao horário de verão que começou à meia-noite deste domingo (19), e vai até o dia 22 de fevereiro, é preciso ficar atento ao se buscar serviços, especialmente nos bancos e repartições públicas federais. As agências dos Correios, por exemplo, terão os horários de postagens alterações. Os bancos de Feira de Santana também vão antecipar o atendimento em uma hora.
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que a alteração de horário em alguns municípios será feita para equilibrar a compensação bancária no país. A realização de operações em caixas eletrônicos ou pela internet seguem o horário de Brasília. Como a capital federal adotou o horário de Verão, serviços como pagamento de conta, por exemplo, passam a ser aceitos só até as 15h. O horário de abertura e encerramento das lotéricas não será alterado, mas o apostador precisa ficar atento ao horário de encerramento das apostas, que também segue o de Brasília, portanto, às 18h.
A programação televisiva também passa por alteração para acompanhar a nacional. O funcionamento do aeroporto Luis Eduardo Magalhães, em Salvador, não sofrerá alterações. Segundo a Infraero, os voos obedecem à marcação de Brasília, porém as próprias companhias aéreas farão a adequação para o horário local. Com isso, o horário apresentado no bilhete será o que vai ser cumprido na Bahia.
Segundo o governador Jaques Wagner, a economia de energia é baixa, assim o Estado optou por não implantar o horário de verão devido à rejeição de grande parte da população. De acordo com relatório do Operador Nacional de Sistema Elétrico, em 2011, último ano que a população baiana precisou adiantar os ponteiros do relógio, o estado economizou 105 megawatts (MW) no ano, o que corresponde a 4,2% de toda a energia elétrica que seria consumida no período. (Com informações de A Tarde)

Nenhum comentário: