"Siga
seu coração". Esse é um lema fácil de repetir, mas difícil de colocar em
prática nos negócios.
Mas o
empresário Bob Goldberg - cuja firma se chama Follow Your Heart
("Siga seu coração") - é um exemplo de que é possível ter um negócio
rentável sendo fiel aos princípios idealistas da companhia. Ou seja, ele criou
um idealismo que se tornou rentável.
Goldberg
tinha 25 anos quando, junto com três amigos, começou a vender comida
vegetariana em um café em Los Angeles, Califórnia, em 1970. A clientela era
exclusivamente hippie, a comunidade da contracultura.Hoje em dia, a companhia
produz e distribui milhões de frascos de "veganese", um tipo de
maionese feito sem adição ovos, além de uma variedade de queijos veganos e
produtos sem glúten.
Com uma
projeção de vendas entre US$ 40 milhões (R$ 134 milhões) e US$ 50 milhões (R$
168 milhões) para este ano fiscal, os alimentos veganos e os produtos que
servem de alternativa à carne e aos lácteos já não são considerados parte da
contracultura.
No início, o
café de Goldberg e de seus amigos ficava na parte traseira de um supermercado
no subúrbio de Canoga Park, em Los Angeles, e servia um público ávido por comer
sanduíches de abacate e gérmen de soja em meio a sons de sinos e odor de
incenso.
Pouco depois,
os quatro sócios expandiram o negócio para todo o supermercado e seguiram seus
corações ao retirar das prateleiras todos os produtos com carne. As pessoas
disseram que eles estavam loucos e que o negócio nunca prosperaria.
"Em vez
de decair e desaparecer completamente, a loja começou a ter muito êxito",
segundo Bob Goldberg, que hoje tem 71 anos.
"Creio
que as pessoas não tinham se dado conta de como era cômodo para alguém que não
queria estar rodeado desses produtos (de carne) ir a uma loja onde podiam comer
qualquer coisa".
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