terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Os hippies idealistas que se tornaram capitalistas e criaram um milionário império vegano


"Siga seu coração". Esse é um lema fácil de repetir, mas difícil de colocar em prática nos negócios.
Mas o empresário Bob Goldberg - cuja firma se chama Follow Your Heart ("Siga seu coração") - é um exemplo de que é possível ter um negócio rentável sendo fiel aos princípios idealistas da companhia. Ou seja, ele criou um idealismo que se tornou rentável.

Goldberg tinha 25 anos quando, junto com três amigos, começou a vender comida vegetariana em um café em Los Angeles, Califórnia, em 1970. A clientela era exclusivamente hippie, a comunidade da contracultura.Hoje em dia, a companhia produz e distribui milhões de frascos de "veganese", um tipo de maionese feito sem adição ovos, além de uma variedade de queijos veganos e produtos sem glúten.
Com uma projeção de vendas entre US$ 40 milhões (R$ 134 milhões) e US$ 50 milhões (R$ 168 milhões) para este ano fiscal, os alimentos veganos e os produtos que servem de alternativa à carne e aos lácteos já não são considerados parte da contracultura.
No início, o café de Goldberg e de seus amigos ficava na parte traseira de um supermercado no subúrbio de Canoga Park, em Los Angeles, e servia um público ávido por comer sanduíches de abacate e gérmen de soja em meio a sons de sinos e odor de incenso.
Pouco depois, os quatro sócios expandiram o negócio para todo o supermercado e seguiram seus corações ao retirar das prateleiras todos os produtos com carne. As pessoas disseram que eles estavam loucos e que o negócio nunca prosperaria.
"Em vez de decair e desaparecer completamente, a loja começou a ter muito êxito", segundo Bob Goldberg, que hoje tem 71 anos.
"Creio que as pessoas não tinham se dado conta de como era cômodo para alguém que não queria estar rodeado desses produtos (de carne) ir a uma loja onde podiam comer qualquer coisa".
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