segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Governo Municipal articula parceria de cooperação técnica com PNUD ONU


Os primeiros passos para Feira de Santana adotar formalmente os 17 novos objetivos e macro metas de crescimento sustentável com ações integradoras e estratégicas internacionais voltadas para atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) foi dado pelo Governo Municipal, através de articulação da secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC) com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), agência líder da rede global de desenvolvimento da ONU que trabalha em 166 países do mundo pelo combate à pobreza e pelo desenvolvimento humano.
 
O prefeito José Ronaldo e o secretário Antônio Carlos Borges Júnior (SETTDEC) receberam esta semana (8/12), no gabinete oficial no Paço Municipal Maria Quitéria, o representante do PNUD, Frederico Lacerda, o diretor no Brasil do Worldwatch Institute (WWI Brasil), Eduardo Athayde, acompanhados do ex-governador distrital (4550) do Rotary International, Durval Olivieri. Na oportunidade discutiu-se sobre a intenção do Governo, nesta próxima gestão, em firmar parceria de cooperação técnica, operacional e gerencial por meio de acesso a metodologias, conhecimentos, consultoria especializada e ampla rede de organismos internacionais que atuem com instrumentos de planejamento e execução voltados para engajar Feira de Santana no palco nacional e internacional do desenvolvimento sustentável.
 
A cidade assumirá papel histórico no protagonismo pela efetivação de uma nova política pública ao utilizar o repertório de informações orientadas pelo PNUD, articulado com instituições financeiras internacionais, setor privado e sociedade civil. O resultado é um conjunto de políticas públicas multissetoriais traçadas e refinadas de acordo a Agenda 30 - estabelecida recentemente pela ONU - que tem como objetivo garantir o desenvolvimento sustentável e melhorar a condição de vida das pessoas nos próximos 14 anos.
 
O prefeito José Ronaldo ratificou o desejo de sua gestão em “dialogar ainda mais com o PNUD sobre o projeto de cooperação técnica, estabelecendo um trabalho de parceria que beneficie diretamente a comunidade”. Dessa maneira, ações concretas e integradas na promoção da prosperidade econômica, do desenvolvimento social e da proteção ambiental estariam alinhadas com uma nova dinâmica de crescimento das cidades brasileiras, em que Feira se insere. (Secom)

Nenhum comentário: