quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Vinho azul: a criação com que espanhóis tentam revolucionar mercado de bebidas



Uma empresa espanhola está agitando a tradicionalíssima indústria do vinho no país com uma bebida no mínimo inusitada.

O Gïk Blue mistura uvas roxas e brancas com pigmentos e aromatizantes orgânicos para obter um vinho doce e de um azul vibrante.

Mas enquanto alguns levantam suas taças e celebram a novidade, outros torcem o nariz. "O Gïk nasceu para ser algo divertido, uma bebida para dar uma agitada no mercado e ver o que acontece", afirma um de seus criadores, Aritz López. "Queríamos inovar e começar uma pequena revolução. E a indústria do vinho parecia o ponto de partida perfeito."


O único problema é que nem López nem ninguém em seu círculo eram viticultores experientes. O rapaz e seus sócios então recorreram a engenheiros químicos da Universidade do País Basco para criar um vinho azul que "faz uma fusão entre a natureza e a tecnologia". O processo durou dois anos.

O Gïk é uma mistura de diferente variedades de uvas roxas e brancas com dois pigmentos orgânicos que tornam a bebida azul: a antocianina, retirada da casca da uva roxa, e a indigotina, uma substância orgânica normalmente utilizada como corante alimentar.

O sabor é então enriquecido com adoçantes não calóricos para criar um produto que é um cruzamento de vinho e coquetel, com um toque doce e levemente xaroposo.

Puristas x inovadores

"No início, as pessoas não acreditavam que estávamos vendendo vinho azul, mas quando provavam, adoravam e vinham pedir mais", conta Enrique Isasi, do Sushi Artist Madrid, um dos primeiros restaurantes da Espanha a oferecer o produto.
Mas nem todas as reações foram tão positivas. Alguns "puristas" disseram que o Gïk é uma blasfêmia e uma invenção terrível. Outros o compararam a um derivado "antivinho".
"O vinho é algo muito ligado à cultura espanhola", reconhece López. "É algo que não muda há séculos. Este é um país que prefere tradição à inovação. Mas o Gïk está tentando mudar isso. Nosso produto é perfeito para pessoas normais que não precisam conhecer mil regras para poder curtir uma taça de vinho."
Esse tipo de atitude parece mais revolucionária do que a própria bebida. Leia mais no BBCBrasil           
 



Nenhum comentário: