terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Quando beber muita água pode ser prejudicial à saúde



A recomendação dos médicos para quem está doente é clara: descanso e beber muito líquido.
Mas, recentemente, médicos do Reino Unido começaram a destacar a importância de explicar exatamente quanta água precisamos beber quando não nos sentimos bem.
A advertência veio dos médicos do King's College, de Londres.
Eles trataram de uma mulher de 59 anos que estava sofrendo de hiponatremia depois de ingerir uma quantidade excessiva de água para tentar curar uma infecção urinária.
A hiponatremia ocorre quando o nível de sódio, elemento que ajuda a controlar a quantidade de água nas células no sangue, fica abaixo do normal.
Entre os sintomas estão náusea, vômitos e dor de cabeça. O paciente também pode apresentar confusão mental e até convulsões. Em casos mais graves, a pessoa pode morrer.
O problema geralmente é observado em pessoas que praticam esportes de resistência, como maratonas, ou pessoas que consomem a droga ecstasy. Idosos também podem ser vulneráveis ao problema.
Em um artigo na revista especializada BMJ Case Reports, os médicos explicaram que é o caso da mulher é raro em pessoas saudáveis, mas voltaram a alertar que é preciso especificar qual a quantidade de água os pacientes precisam. "Existe uma escassez de pesquisas que avaliem os riscos e benefícios do conselho 'beba mais fluidos'", escreveram os médicos.

Perdendo o controle
A paciente cujo caso foi descrito pelos médicos foi internada em Londres para o tratamento de uma infecção. Logo ela começou a apresentar sintomas como tremores, confusão, problemas para falar e vômitos.
"Lembro de ver minha mão tremendo muito e fiquei me perguntando se poderia parar, mas então percebi que meu corpo todo tremia. Naquele momento fiquei apavorada", explicou a paciente, cujo nome não foi divulgado.
Ela pensou que estava tendo um derrame e lembra não conseguir expressar o que estava sentindo e nem controlar os próprios movimentos. A paciente revelou que tinha bebido vários litros de água em apenas poucas horas, tomando como base o conselho médico de beber muita água para se livrar da infecção urinária.
Os médicos então restringiram o consumo de água da paciente nas 24 horas seguintes, e ela se recuperou.
 Leia matéria completa no BBCBrasil

Nenhum comentário: