segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Não tome mais do que 8 doses de antibióticos ao ano

O alerta foi dado na prestigiosa revista Science e foi direcionado aos líderes mundiais: para conter o desenvolvimento de superbactérias, aquelas resistentes a todos os tipos de antibióticos, a população geral não deve tomar mais de 8 doses diárias de antibióticos ao ano.
A pesquisa foi enviada às Nações Unidas, para que vire recomendação oficial. "Nenhum país deve consumir mais do que a dose média global: 8,5 doses diárias per capita ao ano. Calculamos que isso poderia diminuir o consumo de antibióticos em 17,5% no mundo todo", diz o estudo. O número, claro, é uma médias Pessoas saudáveis deveriam evitar totalmente os antibióticos, para que quem precise puder tomar do que 8 doses. 
A recomendação veio depois do aumento no consumo de antibióticos e na prescrição sem necessidade. Esse tipo de remédio não é eficaz em casos de gripe (que é uma doença viral) e na maior parte das inflamações da garganta, por exemplo. Cada vez que alguém toma um antibiótico sem motivo, acaba matando a fauna natural de bactérias protetoras juntos com as malignas - e deixa sobreviver apenas as mais fortes. Isso pode causar o surgimento de superbactérias. 
Mortes por superbactérias são comuns dentro de hospitais, onde as pessoas já estão com a saúde debilitada. O medo é que esse tipo de doença possa se espalhar também pela população comum - e aí a ciência não teria como se defender. Casos de superbactérias aconteceram no fim de 2015 em três fazendas britânicas, por exemplo.

 Super Interessante

Nenhum comentário: