terça-feira, 22 de novembro de 2016

A empresa de sucesso que inicia o dia de trabalho pontualmente às 9h06 (e nenhum minuto antes)



Parece uma arbitrariedade: obrigar os funcionários a começar a jornada de trabalho em um horário extremamente rigoroso.
Mas na empresa de tecnologia Pivotal a regra é clara: os empregados de seus 20 escritórios precisam estar prontos para começar a trabalhar exatamente às 9h06. E esse é apenas o começo do ritual.
Nessa hora, há um aviso: é tocado um sino, uma campainha ou um gongo para que todos participem de uma reunião geral que dura entre cinco e dez minutos - à qual todos assistem em pé. Logo depois disso, os programadores se sentam em frente aos seus computadores e não há outras reuniões ou distrações pelo resto do dia.
A rotina é resultado das avaliações do fundador e diretor executivo da Pivotal, Rob Mee, que tinha a intenção de tornar a jornada o mais eficiente possível. "Percebi que programadores, se deixados em frente aos seus computadores, começam a ser produtivos somente a partir das 10h. E se não comeram adequadamente, às 11h terão fome e parar para comer, o que torna a tarde muito longa. E isso não é muito eficiente."
Por isso, todos os trabalhadores podem tomar café da manhã gratuitamente na empresa antes do trabalho começar, às 9h06. "Nós pensamos: vamos dar café da manhã para todos, isso dá um motivo para que eles cheguem aqui no horário", explicou Mee.
Mas por que o horário escolhido foi 9h06? "Nós pensamos que, se marcássemos às 9h, os programadores teriam o horário apenas como uma referência, e pensariam 'bom, se é às 9h, vou chegar um pouco mais tarde'. Aí pensamos em fazer às 9h05, mas seria muito exato e os programadores não gostam de otimizar demais, então decidimos por 9h06 - e achamos que ficou engraçado."

Hora para começar, hora para acabar

Assim como o horário de início, o fim do dia também tem uma rígida hora marcada: nenhum funcionário pode permanecer na empresa depois das 18h - eles não são autorizados a trabalhar a noite. "Os programadores não trabalham bem se estão muito cansados. Por isso, não queremos que eles trabalhem até tarde da noite", afirmou Mee.
Embora o rigor com o horário possa parecer curioso e um pouco nerd demais para o mundo business, a Pivotal é uma empresa de muito sucesso. Avaliada em US$ 2,8 bilhões (R$ 9,4 bi), tem entre os investidores grupos de tecnologia como Dell e Microsoft, o conglomerado da General Eletric e a gigante do automobilismo Ford.click aqui e leia matéria completa no BBCBrasil.

Nenhum comentário: