terça-feira, 29 de novembro de 2016

Por que é tão difícil manter contato visual durante uma conversa?



Contato visual pode te fazer parecer mais confiável ou até apaixonante, mas dá um certo trabalho para o seu cérebro.
Segundo um novo estudo desenvolvido na Universidade de Kyoto, conversar quando você está olhando nos olhos de outra pessoa é difícil porque o cérebro fica sobrecarregado pelo olhar e tem dificuldade de pensar nas palavras certas.
Para o experimento, os pesquisadores recrutaram 26 voluntários para um jogo de palavras. Eles precisavam adivinhar um verbo associado a uma palavra dada pelos cientistas – faca, por exemplo, teria que ser ligada ao verbo cortar.
Durante a brincadeira, um grupo de participantes ficava encarando e sendo encarado por um rosto gerado por computador. Outra parte dos voluntários jogou enquanto a pessoa computadorizada olhava para baixo. O segundo grupo foi melhor – e quanto mais difícil era a associação de palavras, maior a diferença de desempenho, com o pessoal do contato visual demorando cada vez mais para encontras as palavras.
Imagine a mesma situação na vida real: o impacto do contato visual atrapalha quando precisamos nos concentrar para encontrar palavras difíceis, porque os dois esforços cognitivos sobrecarregam o cérebro.
Os pesquisadores japoneses acreditam que isso é um indício de que a comunicação verbal e a não verbal são mais ligadas no cérebro do que a gente imaginava: seria uma fonte só, que começa a nos incomodar quando muitos fatores dependem dela.
Ou seja, os resultados do estudo indicam que, se você gosta de manter aquele clima de intimidade, com olho no olho, é melhor complementá-lo com conversas menos complexas. (Super Interessantante)

Nenhum comentário: