quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Trabalho X Capital

Aos 16 anos eu trabalhava numa indústria depois de ter sido comerciário. Já no comércio eu sentia a animosidade silenciosa entre patrões e empregados. Na indústria foi pior. Eu era um aprendiz e me esforçava para desempenhar bem as tarefas que me eram confiadas, mas não sentia o mesmo empenho nos veteranos. Logo conquistei a confiança do chefe do meu setor e, como não era especialista em nenhuma área, virei “pau pra toda obra”, um tipo de trabalhador que a gente costumava chamar de “peão de trecho”. E sempre me saía bem.
         Foi assim que quando a fábrica recebeu modernas máquinas alemãs de fazer bobinas elétricas para reatores, eu e um colega (alô Hélio Tapioca) fomos os primeiros escolhidos para operá-las. Modéstia à parte, eu era habilidoso e sempre buscava um meio de fazer melhor o que eu me propunha a fazer. Foi assim quando aprendi a fazer balões juninos. Aperfeiçoei tanto que vendia para as barracas de fogos. Mas, voltando às bobinas, o começo foi ruim, mas fui pegando o jeito e tanto eu quanto meu colega fazíamos cerca de 15 bobinas/dia. Eu percebi que estava perdendo tempo na parte manual, que era acamar as espiras com um pedaço de madeira e um martelo de borracha. E isso era feito com a máquina parada a cada camada pronta. Aí minha boa e velha coordenação motora me acudiu. Treinei e obtive sucesso acamando as espiras sem parar a máquina, dobrando assim a minha produção. O colega viu como eu estava fazendo e seguiu meus passos.

         Na minha juventude e inexperiência, eu acreditava que aquilo poderia se traduzir em algo mais substancial do que elogios por parte dos chefes (um bônus, um aumento) mas, qual o que. E enquanto eu dava o meu melhor, via os colegas tomando cafezinho, fumando cigarro no banheiro, matando o tempo e jogando conversa fora. Não deu outra. Quando o reconhecimento monetário não veio, depois de alguns meses, eu passei a agir como os colegas porque, afinal, o salário deles era igual ao meu e alguns ganhavam até um pouco mais, fazendo o mesmo que eu fazia.
         Claro que foi um erro. Mas, graças a Deus, eu que havia abandonado a escola por rebeldia, recebi do meu irmão a chance de voltar a estudar ter uma mesada para minhas pequenas despesas juvenis. Conclui o segundo grau fiz vestibular e num piscar de olhos estava na Universidade. Mas, naquela fábrica eu aprendi algumas coisas e tive algumas idéias que depois vi executadas por empresas mais modernas.  Por exemplo, prêmio por produtividade. Claro. Por que não? O melhor trabalhador tem que ganhar mais que o preguiçoso. Prêmio por idéias. Na Pirelli eu vi funcionário que comprou carro novo só com prêmios por idéias que geravam economia para a empresa ou aumentavam o desempenho das máquinas e dos operários. E ali também eu entendi que não adiantava eu desejar o insucesso da empresa porque os patrões eram ruins. Aquele trabalho era o que eu tinha para sobreviver e se a empresa fechasse eu não teria patrão algum.  Melhor continuar, me aprimorar e buscar um trabalho melhor ou uma empresa melhor.
         Os americanos têm uma máxima que sempre segui na minha vida cotidiana, e ela se aplica ao trabalho: “Faça o que fizer, faça melhor”. Ensinei isso aos meus filhos. Senão para agradar aos chefes, principalmente para minha própria satisfação, porque para mim não havia recompensa e prazer maior do que um trabalho bem feito. Naquela época eu já tinha conhecimento sobre as teorias marxistas e o comunismo. Mas, logo vi que aquilo não daria certo. Não há trabalho sem capital e vice-versa. O empreendedor com capital cria a empresa e paga a operários para trabalhar. A coisa só fica ruim quando o empresário é um explorador que não reconhece o valor dos seus funcionários e não lhes dá perspectivas de crescimento. Mas, isso é um problema dele, e não do trabalhador. Tramar por sabotar e empresa até o seu fechamento, é que se chama dar um tiro no próprio pé. Se está ruim, lutemos para mudar de emprego.
         O princípio marxista prevê todos na comunidade trabalhando e distribuindo o ganho por todos. Mas isso é uma utopia. E o que hoje se denomina comunismo, é um pequeno grupo capitalista, escravizando uma massa de trabalhadores. A melhor definição que eu ouvi sobre o comunismo de hoje em dia foi: “Comunista é um sujeito que não faz nada, não tem nada, e quer dividir o que é dos outros”. Comigo não violão. Quer ter vida boa, vá trabalhar. O que conquisto eu só divido se quiser e com quem eu quiser, nunca com vagabundos.

Nenhum comentário: