sábado, 16 de março de 2013

Alex Ferraz

FACHADA
Fernandinho Beira Mar condenado a 200 anos de prisão. Mas a pena máxima no Brasil é de 30 anos. Retrato de um Código Penal que, além de defasado em décadas, mostra-se surreal. Por falar nisso, Bruno pode cumprir apenas oito anos...

Frase: Não tenho nada contra as igrejas, contanto que não interfiram na obra de Deus.”(J. B. Atkinson, arcebispo americano do século 19)

Muita fumaça, nenhuma mudança
Tenho um amigo que diz ser tolice esperar que a Igreja Católica (assim como outras baseadas em dogmas, claro) contrarie seus dogmas e mude a postura para uma “modernidade” esperada por alguns supercrédulos. E a eleição do novo papa é um exemplo cabal disso.
Quando Bento XVI renunciou, criou-se na mídia uma expectativa de que a Igreja Católica estaria se preparando para uma “mudança de rumos”, “modernização” e coisas que tais. Ledíssimo engano!
O papa eleito, Francisco I, é conhecido na Argentina por suas posturas altamente conservadoras e colocou-se radicalmente contra, por exemplo, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, assim como é contrário ao uso da camisinha etc.etc.
E se o seu antecessor carregava a pecha de ter sido membro da juventude nazista, Francisco I é contestado na Argentina por ter se mantido, no mínimo, indiferente à ditadura militar que matou e torturou milhares de pessoas (seres humanos e filhos de Deus, presumo modestamente), além de ser acusado de delator pela irmã de uma das vítimas da ditadura argentina.
Ou seja, se mudanças não virão, muito menos parece ter mudado na figura do papa, em relação a Bento XVI, o peso de um passado um tanto controvertido, por assim dizer.
O caos é mais
extenso

O trânsito é caótico não só na Paralela, Iguatemi ou trechos da Orla. Quem mora no fim de linha de Castelo Branco e vem para o centro, pela manhã, gasta duas horas para percorrer o bairro e alcançar a BR-324, na altura da Brasilgás. Se chover, são três horas. Em Pau da Lima, caos completo, rua principal estreita, trânsito extremamente lento. E se já se veem agentes no Centro, imaginem por lá. Um inferno.

Constituição
destruída

De Carlos Chagas, na Tribuna da Imprensa: “Ainda faltam alguns meses, sete para ser exato, mas o aniversário da tão sonhada e, nos idos da ditadura, renovada Constituição Federal se aproxima e nos faz amargar uma dura realidade: ela está morta. Foi assassinada ou vem sendo, a cada emenda que a ela fazem os homens das leis. Ao longo destes 25 anos, tanto de bom poderia ter sido feito, mas optaram tão somente a fazer aquilo que era conveniente, a quem governa, é claro.”
Nada a acrescentar...

Desrespeito
ao cidadão (I)

A cidadã chegou em casa, ontem, por volta de 21h50 e tinha um carro fechando a porta da garagem. Buzinou e, como ninguém apareceu, ligou para a Transalvador. Informou marca, cor, placa e ponto de referência da rua. A orientação que recebeu foi que aguardasse. Cerca de 20 minutos depois, ligou de novo, para saber se havia previsão, pois o carro estava na rua. Uma funcionária, que se identificou como Maria, começou a fazer perguntas esdrúxulas, como se a garagem era rebaixada etc etc. Quando perguntou a sua matrícula, ela informou o número 2513 - falso, pois as matrículas têm pelo menos seis dígitos. Perguntou o nome do supervisor. Ela respondeu: Antônio. E a cidadã: Antônio de que? Ela: Fagundes.

Desrespeito
ao cidadão (II)

Revoltada, a vítima do deboche perguntou a ela se o cidadão era palhaço para ser destratado dessa forma por um servidor público. Disse que não foi grosseira com ela, e que ela não deveria tratar alguém daquela forma. Obviamente a ligação caiu. Ligou novamente e já não foi atendida.
A viatura de n. 61 chegou após cerca de 50 minutos. Os agentes foram bastante atenciosos e chamaram o guincho, que não pôde recolher o carro, porque estava sem a roldana.

Civilidade
é outra coisa
!
Do amigo Valter Xéu, editor do Pátria Latina, recebo a seguinte dica: Na Holanda, recentemente, foram fechadas oito penitenciárias por falta de … criminosos.
Nada mais a acrescentar, claro!
BOLSA - A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza informa que o serviço do Bolsa Família Móvel retoma suas atividades na próxima segunda-feira (18), quando o Sistema de Cadastro Único da Caixa Econômica Federal volta a operar. Os bairros que serão beneficiados com visitas até a 1º quinzena de abril são Nova Constituinte, Castelo Branco, Rio Sena, Cajazeiras VII e Cosme de Farias.
BIBLIOTECA - Na data em que se comemorou o Dia do Bibliotecário, 12 de março, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia anunciou que é permitido a todos, funcionários ou público externo, consulta às obras disponíveis na biblioteca da instituição que, além desse serviço, oferece espaço para estudos e leitura.

Nenhum comentário: