quinta-feira, 28 de março de 2013

Precisamos de subversivos

Cristóvam Aguiar

“Eu não vim para trazer a paz,
e sim a espada”. (Mt:34)

Subversão é, por definição, todo ataque por forma insidiosa ou violenta, à ordem política e social estabelecida, tendo em vista substituí-la, em médio ou longo prazo, por outra. Assim sendo, podemos afirmar que Jesus foi um grande subversivo, que atacou a ordem estabelecida pelos romanos, com os meios que dispunha, dando início à queda do império dos Cesares, incutindo no seio do povo ideais libertários e sonhos ambiciosos.
No Brasil, os representantes do governo militar costumavam chamar de subversivos todos que combatiam o regime ditatorial. O termo estava correto, mas para a plebe ignara subversivo passou a ser sinônimo de bandido, mau elemento, fora da lei. E éramos mesmo, de uma certa forma, foras da lei, pois subvertíamos a ordem vigente e, por fim, restabelecemos o estado de direito no País. Quisera não o tivéssemos feito.
O Cristo é um ser iluminado que habitou entre nós com a missão de estabelecer uma nova ordem, em acordo com o plano de Deus, para dar um mundo melhor para os viventes do planeta Terra. Nós, pobres mortais, munidos apenas de ideais e sonhos libertários, não conseguíamos entrever o perigo oculto nas doces palavras da maioria dos nossos líderes que hoje, como se vê, viram em nós inocentes úteis para concretizar os seus sonhos de poder e implantar eles mesmos uma ditadura mais cruel do que aquela que combatíamos.
Naquela época tínhamos uma população (principalmente a juventude) mais politizada e atenta aos atentados perpetrados pelos oportunistas contra os cidadãos honestos e trabalhadores. Todos prontos para, ao primeiro sinal de golpe, de roubo, de escândalo, ir para as ruas exigir a prisão dos bandidos, a punição dos (ir) responsáveis, confisco de bens e impeachment de políticos corruptos. Ninguém aceitava nada calado. Sabíamos exercer a nossa cidadania, cumprindo com os nossos deveres e exigindo os nossos direitos.
Hoje os bandidos de verdade estão no poder e quem faz oposição a eles não o faz com convicção ou competência. São coniventes ou omissos esperando apenas a oportunidade para se juntar a eles. Do seio do povo não pode nascer uma oposição porque a ignorância e a preguiça reinam absolutas, sustentadas por esmolas e incentivo a uma vida fútil e sem ambições.
O sonho da maioria dos brasileiros é ganhar dinheiro sem trabalhar, e o sonho mais ambicioso é ganhar fama e dinheiro como ator ou jogador de futebol. Para mudar este estado de coisas precisaríamos de subversivos imbuídos de nobres propósitos. Quem sabe já não esta na hora do Cristo voltar?

Nenhum comentário: