quarta-feira, 13 de março de 2013

HABEMUS PAPA !


A Igreja anunciou, com alegria, ao mundo: “Habemus Papa”. Temos papa. Pedro tem um novo sucessor. A Igreja de Jesus tem seu sinal visível. Cristo tem alguém que agirá em seu nome, pastoreando seus cordeiros. O Espírito Santo e os cardeais escolheram, para conduzir a Igreja Católica o cardeal Jorge Mario Bergoglio que será chamado papa Francisco I

CABE a ele continuar fazer da Igreja, o sinal da salvação que Jesus trouxe a todo homem e mulher que vive neste mundo. Cabe a ele manter a unidade interna da Igreja e buscar a unidade dos cristãos, tão desejada por Cristo. Cabe, ao novo papa, impregnar a Igreja de Jesus com a ternura de Deus que acolhe, que perdoa, que abençoa, que compreende os clamores do povo, que faz suas as dores e alegrias da humanidade.

O PAPA vai continuar defendendo a vida em todos os seus estágios, denunciando a cultura de morte que impregna o relacionamento humano em todos os níveis. O Papa vai proclamar que a paz é fruto de justiça, da solidariedade, queo mal se vence com o bem. Ele vai falar  a crianças, jovens, adultos e idosos, que Cristo é Caminho, Verdade e Vida.

CABE ao novo Papa mostrar, por todos os meios, que a Igreja, longe de ser contra a pesquisa científica, a incentiva, mas que a liberdade de pesquisa sem a luz de Deus em vez de promover a dignidade da vida, a destrói, em vez de tornar o mundo a casa de todos, faz dele propriedade de poucos.

O PAPA Francisco I  será diferente de Bento XVI. Nenhum Papa foi igual ao outro. Essa é a maneira de agir do Espírito Santo: sopra onde quer e como quer, não se repetindo e escolhendo para cada momento da Igreja um “Pedro” diferente. Ao novo Pastor da Igreja queremos, portanto, saudar com carinho, amor e fraternidade, com compromisso de nossa fidelidade a ele, nossa comunhão com ele e nossa disponibilidade para colaborar na missão que Cristo confiou à sua Igreja.

MUDAM os tempos, mudam as circunstâncias, mudam os desafios, muda a realidade onde é preciso atuar. Mas, a missão da Igreja é a mesma para todos, é a mesma dada por Jesus: “Ide pelo mundo todo, fazei todos os povos discípulos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19); “Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a todas as criaturas” (Mc 16,16); “Sereis minhas testemunhas”. E a nós filhos da Igreja, cabe dizer com alegria: “Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.

+ Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano

Nenhum comentário: