quarta-feira, 20 de março de 2013

Alex Ferraz

CÚMULO
Arrastão na sala de espera, lotada, de um hospital em João Pessoa. Momento em que duas escandalosas deficiências do serviço público no Brasil se juntam: a insegurança pública e a péssima saúde pública.
Frase: Estado de emergência á o melhor esquema para se meter a mão no dinheiro público

Seca e chuva seriam novidades?
Desde que o mundo é mundo, arrisco-me a dizer pelo menos nos últimos milhares de anos, provavelmente chove e há seca com intensidade em regiões distintas desta área que hoje é o Brasil.
Desde que temos governantes, eles sabem disso. No entanto, essa cultura parece não sensibilizar ninguém no sentido de que sejam adotadas providências efetivas, perenes, contra os efeitos de tais rigores climáticos.
De Roma, onde foi ver o novo papa, a presidente Dilma, ao saber de mais uma tragédia na região serrana do Rio, disse que providências radicais têm que ser adotadas. Bem, talvez ela não tivesse sabido, ou dado a mesma atenção às notícias de que, só na Bahia, há 214 municípios em estado de emergência por causa da seca.
Nem Dilma nem os governadores, nem mesmo o próprio papa, podem, é claro, interferir no tempo. Todavia, Dilma e governadores poderiam, sim, ter adotado atitudes radicais e firmes para evitar a repetição de tragédias.
Mas o que se vê, mais uma vez, são tais situações se transformarem em fonte de dinheiro para alguns políticos inescrupulosos. Por exemplo: na tragédia das serras do Rio, em 2011, quando morreram mais de mil pessoas, verbas milionárias foram enviadas mas a maioria do dinheiro sumiu e pouquíssimas obras foram feitas. Nas regiões de seca, o flagelo continua sendo usado para arrebanhar votos trocados por gotas d’água e migalhas de carne seca, além, claro, de abocanharem-se também verbas polpudas com o tal estado de emergência. Valei-nos, São José! Temos mais a quem apelar?

Êita, como eçe
MEC é bãozinho!

“Ocês do MEC precisa ser mais rigoroso cum as redação do Enem, senão nóis vai ver só anarfabeto nesse país.” Minha homenagem à absurda justificação de erros grotescos de português em redações que receberam nota mil no Enem de 2012.
Que tipo de gente está sendo formada neste país, se já não sabem escrever nem falar a própria língua? Fiz esta pergunta, ontem, no ar, na CBN Salvador (91,3), ao meu amigo Emmerson José, e ele foi preciso na sua resposta: “Presidentes da República”. Só rindo, para não chorar...

Direito
criminal

Troteio e assalto na Rua da Paz (ironia!), na Graça, nos arredores da Faculdade de Direito da UFBA.
Aliás, o que tem acontecido de roubos e assaltos nessa faculdade não está no gibi.
Uma coisa é certa: os alunos sairão dali especializados em Direito Criminal, podem crer!

Não aprendeu
com os erros

A Phillips está fazendo um recall para milhares de lâmpadas domésticas fluorescentes que pode dar choque elétrico em quem tocar nelas.
Curioso, fui pesquisar na internet e digitei “recall da Phillips”. Eis que surge uma reportagem de junho de 2011, na qual, vejam só, a Phillips fazia recall de lâmpadas fluorescentes porque estavam aquecendo o soquete e provocando o risco de incêndio. Sem maiores comentários.

O retorno
do charme

Quem tem mais de 40 anos certamente se lembra do belíssimo Karmann Ghia, esportivo da Volkswagen que fez sucesso no Brasil na década de 1960.
Festejem os saudosistas, pois o carrinho vai voltar. A empresa que detém a marca, hoje, pretende relançá-lo em breve no País, com reforma nas linhas básicas, claro.

Deboche
com o povo

A Polícia Militar da Bahia recomenda em seu site que o cidadão treine como sair do porta-malas de um carro, para utilizar os conhecimentos no caso de um possível sequestro relâmpago. “Treine como sair de um porta-malas, caso seja aprisionado. Em caso de trava mecânica, treine com um grampo, arame ou canivete o levantamento da trava. Em caso de trava elétrica, identifique o caminho da fiação para poder cortá-la”, Outro procedimento indicado no site da polícia para este tipo de situação é chutar os faróis traseiros até retirá-los do local, esticar o braço pelos buracos e “gesticular feito doido”. “O motorista não verá você, mas todo mundo verá. Isto já salvou muitas vidas”, garante a corporação. Eu tenho uma dica mais eficaz: mude-se para um país onde a segurança pública seja levada a sério. Pronto.

ILÊ - No Sábado de Aleluia, dia 30 de março, o Ilê Aiyê volta a agitar a Senzala do Barro Preto,no Curuzu/Liberdade, com convidados e motivos especiais. Na oportunidade, o bloco lançará seu tema já definido para o próximo Carnaval - 'Do Ilê Axé Jitolú para o Mundo - Ah se não fosse o Ilê Aiyê'. Também será lançado o carnê para os associados garantirem participação na folia de 2014.

PETRÓLEO - O município de São Sebastião do Passé (a 58 km de Salvador) vai ser palco do primeiro experimento, no Brasil, com a Sonda Escola Móvel utilizada para perfurar poços de petróleo no mundo inteiro. O equipamento é a principal atração do Workshop de Engenharia de Perfuração e Completação de Poços de Petróleo, ministrado pela Petro D’art, e será operado durante as aulas práticas, que acontecem de 25 a 30 de março, em um terreno cedido pela prefeitura de São Sebastião do Passé.

Nenhum comentário: