terça-feira, 12 de março de 2013

Cientistas descobrem que nossos ancestrais já sofriam com doenças vasculares


Apesar de as doenças vasculares serem consideradas enfermidades do “estilo de vida contemporâneo” – marcado por uma vida sedentária e com alimentação baseada em produtos industrializados-, novos estudos apontam que nossos ancestrais também sofriam com doenças desse tipo.
O pesquisador Randall Thompson da University of Missouri-Kansas City (UMKC), junto com uma equipe de cientistas, analisou 137 tomografias computadorizadas de múmias e descobriu que 47% delas apresentavam aterosclerose provável ou definitiva. A aterosclerose é uma doença que ocorre com o acúmulo de gorduras nas paredes das artérias.
Os corpos mumificados vinham de de 4 regiões geográficas e populações diferentes, que abrangem mais de 4000 anos: foram utilizados indivíduos do Egito Antigo, de civilizações antigas do Peru, de Utah e das Ilhas Aleutas, no norte do Oceano Pacífico.
Os pesquisadores acreditam que a descoberta de aterosclerose em civilizações pré-industriais aponta uma possibilidade maior dos seres humanos terem uma predisposição básica para a doença.
Fontes: The Lancet, The New York Times e New Scientist
Imagem: Randall Thompson
http://super.abril.com.br

Nenhum comentário: