sábado, 23 de março de 2013

Alex Ferraz

BOLA LIMPA
A Fifa anunciou que passará a exigir um "certificado de integridade" para quem quiser fazer parte de um alto cargo da instituição antes da eleição ou mesmo reeleição. Já não será sem tempo. É hora de acabar com as “bolas” na Fifa. E na CBF também...
Frase: Farmácias e supermercados são a bola da vez na terrível violência urbana que grassa em Salvador

Uma população em estado de terror
Não consigo especular o que o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, dirá à Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal, atendendo a convite feito por solicitação do deputado Antônio Imbassahy para esclarecer a violência crescente na Bahia.
Pelo panorama atual da capital baiana, temo que ele não terá palavras. Estamos vivendo um verdadeiro estado de terror. Entrar numa farmácia ou supermercado, agora, é passar por duas situações no mínimo constrangedoras: o medo de ocorrer um assalto e o temor de ser confundido com um assaltante, pois quem chega a esses locais é geralmente olhado com máxima desconfiança.
E quando a Polícia resolve agir, é coalhando a cidade de pelotões da PM armados ostensivamente, em praticamente todos os pontos, criando uma sensação de guerra civil (o medo é que ocorra um tiroteio e sobre bala para os inocentes).
Assim está a ex-terra da felicidade.
Nos ônibus, mais tensão, pois podem acontecer assaltos; nas ruas, o medo nos acompanha como uma sombra, obrigando a que pensemos única e exclusivamente na segurança. Isso acontece até mesmo nas praias, nos bares e nos cinemas.
Um ambiente de terror. Não há outra definição. E tende a piorar...

Impunidade,
sempre ela

Numa prova cabal de que a impunidade é norma neste país, números divulgados ontem dão conta de que apenas um terço dos condenados na Justiça vai efetivamente para a cadeia.
E mais: há cerca de 180 mil mandados de prisão, em todo o Brasil, que jamais foram cumpridos. Dizer mais o quê?

Ainda sobre
violência

No Largo da Soledade, onde há pelo menos cinco grandes colégios (entre eles o Carneiro Ribeiro, do Estado) e um convento, a Praça Maria Quitéria perdeu o policiamento com a desativação do módulo da PM, e marginais circulam a todo momento, usando drogas e cometendo assaltos e outros crimes em plena luz do dia.
Os moradores não conseguem entender a razão de não haver um policiamento fixo no local. Pois é...

Trabalho de
alto risco (I)

Os comerciários ligados ao Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados (Sintrasuper) decidiram que vão parar as lojas em Salvador caso não sejam revistas as propostas de aumento oferecidas pelos empresários.
Sugiro que incluam na pauta de reivindicações o pagamento de adicional de periculosidade, pois, atualmente, é um perigo ser caixa de supermercado, por exemplo.

Trabalho de
alto risco (II)

E os vigilantes, coitados, pateticamente armados com velhos 38, continuam fornecendo essas armas para a bandidagem, pois nada conseguem fazer para impedir os assaltos diários.
Até a segurança privada está entrando em falência. É dose!

Crescimento
dos crimes

O Banco Mundial lançou ontem o estudo “Por um Brasil mais seguro". A pesquisa mostra que a partir de meados dos anos 1980, e durante duas décadas, a taxa de homicídios nacional cresceu em média 20% ao ano. Sem comentários.

TURISMO - A secretária de Ordem Pública de Salvador, Rosemma Maluf, é a convidada da próxima reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Bahia (CET-BA), na próxima quarta-feira, 27, às 8h30, no 3º andar da Casa do Comércio. Atendendo ao convite do presidente da Fecomércio-BA, Carlos Amaral, e do coordenador da CET-BA, Giuseppe Belmonte, Rosemma apresentará à câmara a missão da secretaria e discorrerá sobre os temas ligados à pasta que têm relação direta com a atividade turística.

FORRÓ I - A quarta edição do Encontro de Forrozeiros está confirmada para acontecer no dia 20 de abril, a partir das 21 horas, no MQ Hall, em Vilas do Atlântico. Neste ano, duas atrações principais prometem aquecer o público para os festejos juninos


FORRÓ II - Acontece neste sábado em Salvador mais uma edição do evento que costuma envolveu público pela qualidade da música apresentada: o “Luau Bicho de Pé”. A festa será realizada no Coliseu, em Patamares, a partir das 22 horas.

Nenhum comentário: