quarta-feira, 27 de março de 2013

Alex Ferraz

Cercados
Não podemos ir a farmácias, supermercados, caixas eletrônicos, usar transporte coletivo, frequentar bares e restaurantes e nem pensar em praças e outros locais públicos, sem o risco imediato de assalto e até morte. Eis como está a população brasileira, com especial gravidade em Salvador. É o fim!
Frase: "E… surgem as vozes que prometem de tudo, para todos, sem qualquer escrúpulo ou responsabilidade" (Almério Nunes, na Tribuna da Imprensa)
O apodrecimento do homem público
Conservo parte do título original e transcrevo, a seguir, trechos de brilhante comentário sobre a realidade nacional, feito por Almério Nunes, no blog Tribuna da Imprensa: "O empobrecimento da vida pública brasileira é nítido e indiscutível. Mas isto decorre de todo um universo, que alcança a Vida como um todo: o empobrecimento da pessoa, do ser humano (algo que, com exatidão, jamais saberei ou saberemos o que é), em todos os quadrantes deste sempre inquieto mundo.”
Segue: “O materialismo assumiu proporções impensáveis, e levou tudo de roldão. É claro que todos queremos uma fatia do progresso, do desenvolvimento tecnológico, das coisas que nos tragam bem-estar e às nossas famílias. E… surgem as vozes que prometem de tudo, para todos, sem qualquer escrúpulo ou responsabilidade. Acontece no Brasil e em todos os lugares. Apenas uns poucos, entretanto, desfrutam destes avanços formidáveis que a tecnologia traz. ‘Fazer sonhar’ com um amanhã melhor é o discurso de sempre.”
E mais: “Há quem aplauda as políticas mais hediondas, considerando que ‘o pobre nasceu pobre e como pobre morrerá’ e… que ‘os ricos se fizeram ricos e como ricos morrerão’. Isto é novo? Claro que não. Nem a mentalidade doentia dos que aplaudem tais políticas. Para estes, não há salvação.”

Ainda sobre
o Brasil (I)

O artigo de Almério Nunes segue: “O empobrecimento da vida pública brasileira deve-se ao fato de que a Lei de Gerson, na qual devemos levar vantagem em tudo, parece ser a única, institucionalizada que é. Nos países nórdicos, o Estado administra tudo e… os resultados que obtém são por demais conhecidos: são líderes em quase todos os índices de desenvolvimento humano.”

Ainda sobre
o Brasil (II)

Para finalizar: “E quais são os líderes populares, os homens que comandam a massa, lá? Eles não atentam para isto, e sim para as políticas sociais em vigor. Um deputado na Suécia mora num pequeno apartamento, anda de ônibus, lava e passa sua roupa, não tem empregados pagos pelo Estado e por aí vai. Aqui, os ‘legisladores’, os ‘juízes’, os ‘executivos’ são do nível que conhecemos e sabemos como agem.”

Infraestrutura,
quem precisa? (I)

Nossas rodovias, ferrovias, hidrovias, portos, aeroportos e sistema elétrico seguem operando no limite, (em alguns casos, acima dele).
Caminhamos, por exemplo, para ocupar o primeiro lugar em produção de soja, no mundo, mas transportar e embarcar esses grãso é uma via crucis caríssima, com alto índice de desperdício.

Infraestrutura,
quem precisa? (I)

De seu lado, demagogicamente o governo continua incentivando o consumo desenfreado.
Vide os automóveis. Nunca se vendeu tanto carro no País. Mas não se tem notícia de um quilômetro a mais de ruas, avenidas ou estradas na maior parte do País.
Tremenda irresponsabilidade. E algum dia alguém vai pagar caro por ela.

O Haiti é
mesmo aqui

Bancos reduzem dinheiro caixas eletrônicos. Pois é: caixa eletrônico na calçada, com toda segurança para que faz operações nesses equipamentos, é coisa para Londres, Bonn, Paris.
Aqui, nesta província que posa de potência, a selvageria nos obriga a renunciar os confortos de tais modernidades.
Aliás, renunciamos até mesmo à paz, de um modo geral.

TRE - Por conta do feriado da Semana Santa, a Justiça Eleitoral na Bahia vai suspender o atendimento ao público a partir de hoje. As atividades retornam depois do Domingo de Páscoa, em 1º de abril.

PROFESSORES - A Universia Brasil (www.universia.com.br) divulga esta semana quatro ferramentas grátis para professores interessados em criarem seus próprios blogs. Atualmente, muitos docentes têm se utilizado dessa ferramenta de comunicação.

ILÊ - Poucos dias depois de lançar o clipe “Horizonte Mãe”, gravado em parceria com a Band’Aiyê, a banda O Círculo participa do ensaio do bloco afro, no qual será lançado o tema do “Mais Belo dos Belos” para o Carnaval 2014. O encontro acontece no próximo sábado, 30, com as participações dos grupos Sangue Brasileiro e Negro de Fé e do cantor Aluízio Menezes. Os Ingressos custam R$20 (pista) e R$ 40 (camarote).

Nenhum comentário: